Informe da Casan: situação do abastecimento de água no Estado

As fortes e intermitentes chuvas dos últimos dias não causaram grandes transtornos na rede de abastecimento de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na área de atuação da estatal, que envolve 198 municípios de Santa Catarina. Segundo último levantamento da direção da empresa, a única situação emergencial acontece em Rio do Sul, onde devido à enchente do Rio Itajaí Açu, a agência da Casan, localizada na Rua dos Caçadores, foi atingida pelas águas, interrompendo parcialmente a comunicação com os clientes.

A cidade está sem água potável porque as chuvas também atingiram parte do funcionamento da Estação de Tratamento de Água. Apesar de ficar localizada na parte alta da cidade, a ETA teve duas de três suas bombas de recalque afetadas. Só uma está funcionando e o fornecimento de água acontece de forma emergencial apenas para o Hospital Regional de Rio do Sul e para um bairro nas proximidades da estação. A previsão é a de que situação seja normalizada nos próximos dois dias, se parar de chover.

A Superintendência da Casan, na região do Alto Vale, informa ainda que na região do Bairro Salto Pilão, em Lontras, assim como a parte alta da cidade de Ibirama, estão com o abastecimento de água comprometido já que o nível das águas do rio Itajaí Açu atingiu uma estação de bombeamento que foi desativada temporariamente. A direção da Casan continua monitorando a situação por meio de suas três superintendências regionais de Criciúma, Chapecó e Rio do Sul.

Informações adicionais:
Carlos Mello