Inicia a Semana de Proteção e Consciência

A semana de consciência e proteção teve início nesta segunda-feira (19) com a palestra do professor Francisco Costa da Universidade do Minho de Portugal, transmitida através de videoconferência para todos os centros integrados de gerenciamento de riscos e desastres (CIGERD) regionais. “Minha palestra teve o intuído de trazer, principalmente no tema redução de riscos e desastres, tendo em conta os quadros de Hiogo e Sendai, e centrar na temática de governança e resiliência”, explicou. Segundo ele, estes marcos são políticas de redução de riscos de desastre desenvolvidas no quadro da Organização das Nações Unidas (ONU). São ações e prioridades para intervenções até 2030.

IMG 4804

“Teremos durante a semana uma serie de eventos por todo o Estado, principalmente na região do Vale do Itajaí”, destacou o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro júnior. Ele destacou a realização, na próxima quinta-feira (22), do Seminário Regional Fortalecimento da Cooperação e Resiliência, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí.

No evento está prevista a exposição das agências que atuam na resposta a desastres no Estado de Santa Catarina e de organizações de ensino que produzem conhecimento sobre o assunto. Estão confirmadas as presenças dos palestrantes Sidnei Furtado, Promotor da Campanha Cidades Resilientes, da ONU, e de Moema Dutra Freire, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Durante o evento também será feita a entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil e serão premiados os ganhadores do Concurso de Desenhos.

O secretário finalizou explicando que a percepção de auto-proteção das pessoas é um dos focos. “Estamos finalizando o “Plano de emergência familiar” onde as pessoas irão se preparar para situações de emergência”, comentou.