Iniciativa nas escolas de Itajaí incentiva o protagonismo juvenil na redução de risco de desastres

defesa_civil_na_escola__alunos_da 

Pluviômetro servirá para que crianças monitorem da própria casa a quantidade de chuva do dia ou do mês

Desde março deste ano, o projeto “Defesa Civil na Escola”, promovido pela coordenadoria municipal de Defesa Civil de Itajaí, capacita a comunidade escolar do município sobre as práticas de redução de risco de desastres. Nesta semana, ensinou aos alunos do Ensino Básico Mansueto Trés a produzir um pluviômetro para medir o volume da chuva. O equipamento foi confeccionado com garrafas PET. A Secretaria de Estado da Defesa Civil apoia o desenvolvimento das atividades educativas, através do coordenador regional de Defesa Civil de Itajaí, Eliezer Cardoso. 

Foto: Defesa Civil de Itajaí

A iniciativa “Defesa Civil na Escola” atende a campanha da Organização das Nações Unidas “Construindo cidades resilientes: minha cidade está se preparando” e é dividida em três fases, sendo que a primeira está em execução. No mês de maio, contemplou 1161 alunos do pólo educacional Jequitibá, que congrega 15 centros de ensino, representando 6,54% dos alunos da rede municipal de Itajaí. As palestras são de no máximo uma hora e tem como público-alvo alunos da 5ª série e comunidade escolar. Os principais temas discutidos são: como identificar riscos e reduzir as vulnerabilidades no ambiente domiciliar; as diferenças básicas entre enchente, inundação, desabamento e deslizamento; como proceder em caso de desastres e os deveres do cidadão quanto ao meio ambiente.

Segundo Cardoso, o objetivo principal do projeto é incentivar o protagonismo juvenil na proteção da comunidade local. “É importante este tipo de ação, por parte das entidades municipais, de valorizar o papel do estudante na prevenção. A intenção é que a médio e longo prazo o aluno, de acordo com a idade e nível de desenvolvimento, seja capaz de identificar os níveis de vulnerabilidade de seu ambiente e, a partir daí, construir comportamentos individuais e coletivos apropriados para um processo de formação no tema”, explica. 

Está previsto para as fases seguintes, que ocorrerão nos próximos dois anos, a capacitação dos educadores quanto à proteção civil, formação de agentes mirins em Defesa Civil e a produção de um plano de evacuação junto à comunidade escolar. A ação também contempla uma página no Facebook, com notícias e fotos das atividades desenvolvidas, que pode ser acessada clicando aqui, ou na busca pelo termo “Defesa Civil na Escola (Itajaí-SC)”.