Integrantes da DC conhecem obras de retardamento de enchente e de contenção de encosta no Japão

 dsc03748

Os representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil, que integram a comitiva do governador Raimundo Colombo no Japão, cumprem o terceiro dia de agenda técnica no país, enquanto o governador realiza audiências e visitas na Coreia do Sul. Nesta quarta-feira (26), o diretor de prevenção major Emerson Neri Emerim, o gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff, e o consultor-geral, Paulo Eli, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, visitaram a bacia de retardamento de enchentes de Watarase.

 

Fotos: Frederico Rudorff – SDC/SC

A bacia está localizada a 60 km de Tokyo e ocupa uma área de 3.300 ha com capacidade de armazenamento de 171,8 milhões de m³ de água, onde os rios Watarase, Omoi e Uzuma fluem para o Rio Tone. É uma das maiores do Japão e iniciou sua construção em 1910, passando por diversos projetos até o período atual. Um conjunto de reservatórios de regulação hídrica é controlado por diques de contenção, diques de sobre fluxo e sistema de comportas que proporcionam usos múltiplos tanto para o amortecimento de enchentes, quanto para irrigação, abastecimento urbano, pesca e recreação. O espaço recebe mais de um milhão de visitantes por ano.

Sob condições normais, boa parte da bacia é ocupada por áreas úmidas e gramíneas que abrigam um ecossistema rico. Um sistema de tratamento biológico composto por canais que bombeiam água para uma área coberta por juncos ajudam a purificar a água do reservatório.

Na parte da tarde a equipe esteve na cidade de Tochigi para conhecer estruturas de contenção de encostas. As áreas visitadas estão dentro de uma reserva ambiental em uma área montanhosa. “Ao longo da estrada existem diversas estruturas de contenção, muitas delas cobertas por telas de aço fixadas em suportes, que são engastadas a aproximadamente 90 cm da rocha, que protegem a via de quedas de blocos e escorregamentos” conta o diretor de prevenção Emerson Emerim.

 dsc03747

 

A rodovia é fechada quando o volume de chuva ultrapassa 200 mm, como forma de garantir a segurança do tráfego. Para que a estrada não sofra frequentes interrupções está sendo construído um complexo de pontes e túneis que permitirão o livre tráfego mesmo sob chuvas intensas.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.

dsc03710