Fotos: Frederico Rudorff – SDC/SC
A bacia está localizada a 60 km de Tokyo e ocupa uma área de 3.300 ha com capacidade de armazenamento de 171,8 milhões de m³ de água, onde os rios Watarase, Omoi e Uzuma fluem para o Rio Tone. É uma das maiores do Japão e iniciou sua construção em 1910, passando por diversos projetos até o período atual. Um conjunto de reservatórios de regulação hídrica é controlado por diques de contenção, diques de sobre fluxo e sistema de comportas que proporcionam usos múltiplos tanto para o amortecimento de enchentes, quanto para irrigação, abastecimento urbano, pesca e recreação. O espaço recebe mais de um milhão de visitantes por ano.
Sob condições normais, boa parte da bacia é ocupada por áreas úmidas e gramíneas que abrigam um ecossistema rico. Um sistema de tratamento biológico composto por canais que bombeiam água para uma área coberta por juncos ajudam a purificar a água do reservatório.
A rodovia é fechada quando o volume de chuva ultrapassa 200 mm, como forma de garantir a segurança do tráfego. Para que a estrada não sofra frequentes interrupções está sendo construído um complexo de pontes e túneis que permitirão o livre tráfego mesmo sob chuvas intensas.
Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.
![]() |