Itajaí solicita doações de alimentos não perecíveis, água e colchões

Florianópolis (9/9/2011) – Um cenário de tristeza é registrado pelas 2.900 pessoas desabrigadas e pelos mais de oito mil desalojados em Itajaí, nesta sexta-feira (9), devido as fortes chuvas que assolam a região nos últimos dias. Para auxiliar os atingidos, Itajaí está solicitando doações de gêneros alimentícios não perecíveis, água e colchões. Soldados do Exército organizam o recebimento dos donativos. O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, informa que não serão aceitas doações de espécie alguma de roupas. Segundo Pereira, não existe logística no momento para separação e distribuição das mesmas. As doações que estão sendo recebidas no Centreventos serão distribuídas posteriormente nos bairros.

O morador do Bairro Promorar, Walter Waldemar Florêncio, saiu de casa com a família na última noite, em busca de um abrigo. "Sentimos tristeza e desânimo. Tiramos o que podíamos de dentro de casa, mas algumas coisas não teve como salvar. Vamos reconstruir o que perdemos, mas o mais importante está salvo, a minha família", descreveu Florêncio.

No momento, de acordo com a Defesa Civil estadual, a melhor maneira de ajudar é diretamente aos afetados. O órgão vai disponibilizar uma conta para depósitos dirigido aos atingidos.

Em Santa Catarina, as chuvas já afetaram cerca de 700 mil pessoas, de acordo com o último balanço da Defesa Civil do Estado. De acordo com o órgão, 71 municípios foram afetados, sendo que 16 deles já decretaram situação de emergência e um decreto de calamidade pública em Rio do Sul. Para o atendimento emergencial nos mais de 71 municípios, o Governo do Estado trabalha com equipes de emergência e instituições de governo sob a coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Informações adicionais:
Elisabety Borghelotti