Japoneses oferecem assessoria ao sistema de monitoramento de Santa Catarina

036

O secretario Estadual de Defesa Civil, Milton Hobus recebeu na manhã desta terça-feira (30), os representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão para tratar de assuntos voltados ao projeto de contenção de cheias de Santa Catarina. Os japoneses vieram oferecer auxílio ao trabalho que está em andamento principalmente na região do Vale do Itajaí.

De acordo com o secretario Milton Hobus, a secretaria vai atuar permanentemente na elaboração do estudos para dar eficiência ao sistema de monitoramento do estado. Durante a reunião, Hobus , ressaltou a importância da participação das Defesas Civis da região na construção do projeto e falou sobre a possibilidade de passar para a população através de um aplicativo para celular, todas as informações captadas no sistema de monitoramento, referentes à previsão do tempo.”Queremos aproveitar a oportunidade e fazer o melhor possível com esse sistema” concluiu.

A reunião durou em média duas horas, tempo suficiente para a comitiva esclarecer o projeto e oferecer qualquer tipo de auxílio. Segundo o gestor da área fluvial e combate a inundações da (JICA) Tametsu Shingu, atualmente o Japão usa um aplicativo semelhante ao que a Defesa Civil pretende criar, onde as pessoas conseguem informações de chuvas detectadas por radares. “ Trabalhar com essa referência é ter tecnologia de ponta em qualquer parte do mundo” ressalta ele.

Após isso, a equipe conheceu a estrutura da Secretaria de Estado da Defesa Civil e logo em seguida, partiu para Blumenau onde realizará um passeio de campo nas áreas atingidas pela enchente.