Joinville cria a Secretaria de Proteção Civil e novo dirigente toma posse

O coronel Alvir Schneider tomou posse no fim da tarde de sexta-feira (24), da recém-criada Secretaria de Proteção Civil de Joinville. A cerimônia aconteceu na Sala do Colegiado da Prefeitura e foi prestigiada pelo prefeito Carlito Merss, o vice Ingo Butzke, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, secretários municipais, representantes das Polícias Civil, Militar e Federal, Exército, Corpo de Bombeiros Voluntários e vereadores.

Fonte: Defesa Civil de Joinville

Durante a cerimônia, o prefeito Carlito Merss entregou a Alvir Schneider as chaves de uma caminhonete Marindra para uso de ocorrências, vistorias, emergências e outros trabalhos relacionados à Defesa Civil. O investimento foi de R$ 80.800. Também foram distribuídas as cartilhas “Tábua de Marés”, com informações dos meses de fevereiro a dezembro deste ano. As cartilhas serão entregues a partir da semana que vem aos comerciantes do centro da cidade e aos interessados. As informações estão disponíveis no site da Prefeitura www.joinville.sc.gov.br e no site da nova Secretaria, lançado oficialmente nesta sexta-feira. O endereço é http://defesacivil.joinville.sc.gov.br.

Alvir Schneider ocupava desde 2009 o cargo de gerente de Defesa Civil, órgão ligado ao Gabinete do vice-prefeito e que agora ganha status de secretaria, e com uma nova nomenclatura (Proteção Civil). Joinville sai na frente da discussão nacional para a adoção desse novo nome, que já é usado em vários países. “A Proteção Civil envolve o trabalho preventivo e também a preparação para receber os desastres, a fim de minimizar os resultados”, explica o novo secretário.

Ele também agradeceu a confiança do prefeito e falou da evolução do órgão nesses três anos, com ampliação e capacitação do quadro de funcionários e investimentos em equipamentos, veículos e materiais para o atendimento rápido a vítimas de chuvas fortes, como telhas e lonas, além da integração de todos os órgãos da Prefeitura para o atendimento de famílias em casos de inundações. Com a Secretaria foi possível criar o Fundo Municipal de Proteção Civil.