Joinville e Caxambu do Sul registram problemas devido às chuvas

rua_timb_4

A Secretaria de Estado da Defesa Civil recebeu informações da Defesa Civil de Joinville de que o município registrou alagamentos e deslizamentos em diversos bairros. A chuva iniciou durante a noite e até as 18 horas foram registrados 94.6 mm, segundo medição da estação localizada no bairro Vila Nova. O município de Caxambu do Sul também foi impactado e já decretou Situação de Emergência.

Foto: Defesa Civil Joinville – Rua Timbó

A Defesa Civil de Joinville comunicou que ocorreram nove deslizamentos nos bairros Jarivatuba, Bom Retiro, Paranaguamirim, Itinga, Comasa, Iririú, São Marcos e Boemerwald. No bairro Glória, a erosão provocou a queda de um muro. Nos bairros Jardim Paraíso e Aventureiro, duas casas estão com a estrutura comprometida. No Jardim Paraíso há uma casa cedendo devido a uma vertente de água no piso. Nas ruas Timbó, Vice-prefeito João Rodrigues no Aventureiro, na Willi Tilp e na Rua Santa Mônica no bairro Nova Brasília foram registrados pontos de alagamentos.

De acordo com a defesa civil, a equipe está monitorando as áreas de risco na região dos bairros Vila Nova e Nova Brasília. O rio Águas Vermelhas chegou ao nível da rua, mas não transbordou.  Na região central, o rio Cachoeira chegou ao seu limite, mas também não transbordou, conforme verificação feita às 16h30, quando houve um pico de maré de 1,5 metros, o que ocasionou o represamento as águas.

Em Caxambu do Sul a chuva danificou estradas, destruiu pontes e inundou diversas casas por causa do transbordamento dos rios Lageado Pinheiro e Lajeado Arroio Caxambu. Foram afetadas 2.801 pessoas e 300 casas danificadas. Os serviços de água, energia e transporte ficaram prejudicados.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e comunicacao@sdc.sc.gov.br.