Joinville é palco do primeiro I Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres

O evento foi realizado no auditório da UniSociesc Campus Marquês de Olinda, em Joinville, e tem como objetivo a discussão sobre a inclusão da gestão de riscos e desastres nas instituições de ensino. A ação buscou fomentar novos comportamentos na comunidade com foco em prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação.

O Seminário contou com profissionais proeminentes na área de Proteção e Defesa Civil. Dentre eles, o consultor regional para a educação superior para a America Latina e Caribe do Escritório de Assistência a Desastres Estrangeiros dos Estados Unidos (USAID), Carlos Cordova. No painel sobre redução de Riscos e Desastres foram expôstas as ações da instituição que são realizadas em diversos países.

Atividade do Painél de Redução de Riscos e Desastes. Foto: Flávio Jr Ascom DCSC

O mesmo painel teve a participação do Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, que apresentou para o público a estrutura da Defesa Civil de Santa Catarina. Durante os trabalhos João Batista destacou a importância do evento. “A participação de toda a comunidade é fundamental para a construção de uma sociedade mais resiliente. Eventos como esse, onde a educação é o ponto central, são de extrema importância para a preparação de profissionais que realizam o trabalho junto às comunidades”, comentou.

A educação é um instrumento eficaz na mudança de cultura na área de proteção e defesa civil e resulta na inclusão da percepção de riscos nas comunidades e por consequência na qualidade de vida das pessoas. Dentro desse viés o painel Redução de Riscos no Currículo Escolar de Santa Catarina envolveu todos os presentes. Em uma das palestras foi apresentado o Programa Defesa Civil na Escola, que na última semana, após a assinatura do termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Educação, faz parte do currículo das escolas estaduais.

Palestra com o representante da USAID. Foto: Flávio Jr, Ascom DC SC.

O coordenador regional da Defesa Civil de Criciúma, Rosinei Silveira, explanou sobre a estruturação do Programa destacando que a iniciativa atua em todos os níveis:  percepção de risco, educação ambiental e fortalecimento da resiliência.

O Diretor de Gestão de Educação da Defesa Civil de SC, Alexandre Corrêa, ressaltou que o I Seminário Catarinense de Educação em RRD objetiva a reflexão sobre a cultura de proteção e defesa civil em todos os níveis de educação. “Temos que incentivar o debate sobre a realidade e superar os desafios para a inclusão da temática sobre proteção e defesa civil para a comunidade escolar”, reforçou Corrêa.

Participaram na organização e apoio do Seminário, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Ceped UDESC, UNISOCIESC, Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil Municipal de Joinville, Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Joinville, SEPROT Joinville, IFC, UFSC, USAID.