Kit básico de Defesa Civil é entregue para os municípios da AMFRI

IMG 3046

Com o tema : “Prevenção para um Futuro Melhor” o  município que recebeu o Seminário Regional de Defesa Civil nesta quinta-feira (19) foi Itajaí. O evento contou com a presença de prefeitos de dez municípios da região da AMFRI ( Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) e de quartoze  representantes  de cidades da região da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí. O encontro foi marcado pela entrega o kit básico de Defesa Civil para estruturar as Defesas Civis municipais.

Cada kit é composto por  18 equipamentos básicos: um computador, um estabilizador, uma impressora, um televisor, uma câmera fotográfica, um GPS, duas trenas, cinco capas de chuvas e cinco pranchetas. Estes poderão ser usados para os trabalhos de identificação e mapeamento das áreas de risco. Segundo o secretário Milton Hobus, a ação faz parte do  pacto pela Defesa Civil  e para ele isso deve mudar a perspectiva do cidadão catarinense que já sofreu com grandes catástrofes.“Será uma nova realidade da Defesa Civil. Estar presente em todos os locais trabalhando a prevenção cria uma sensação de autoproteção nas pessoas”, destaca.

A Secretaria de  Defesa Civil do Estado pretende distribuir até o fim do ano os kits básicos para todas as 295 cidades catarinenses, incentivando as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil a funcionarem efetivamente de forma estruturada e preparada.

Até agora, 214 prefeituras de dezesseis associações de municípios já participaram dos trabalhos de capacitação e estruturação das defesas civis municipais com os seminários. Entre os temas abordados, os procedimentos jurídicos e administrativos, a gestão de risco e a gestão de desastres. No total serão 12 seminários promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam) e as Associações de Municípios. O último acontece nesta sexta-feira (19) em Joinville no auditório da Associação dos Municípios a partir das 8h00.