Kit’s de Transposição conquistam população catarinense.

IMG 5525Moradores das localidades Mirador e Barra da Onça, em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí participaram da solenidade de inauguração do Kit de Transposição de Obstáculo. A ponte em concreto pré-fabricado foi aberta ao fluxo de pedestres e veículos na tarde desta sexta-feira (28). A estrutura com 12 metros de extensão e  cinco de largura, custou ao Fundo Estadual da Defesa Civil, pouco mais de R$ 52 mil.

Durante o ato, dona Mirian Gorgik, disse que ficou surpresa com a agilidade da montagem. “Quando vi aquele guincho, tão grande, saí correndo. Curiosa queria ver o que estavam fazendo com a ponte velha de madeira. Duas horas depois a ponte nova estava pronta. Nunca vi tão rápido.”

O Prefeito Nilson Stainsack, deu prioridade na construção das cabeceiras para receber a estrutura. De acordo com Stainsack, recentemente tinha reconstruído o pontilhão de madeira, que durava no máximo cinco anos. “ainda temos mais 30 pontes de madeira para serem substituídas. A possibilidade de novas parcerias com a Defesa Civil, pode garantir mais dois ou quatro kit’s no Município.”

O tempo para montagem tem atraído atenção de muitos prefeitos de Santa Catarina. Em visita ao Planalto e Região Serrana nesta semana, o Governador Raimundo Colombo conheceu de perto a ponte da Localidade de Macacos, em Lages. Na ocasião, anunciou que quer construir pelo menos mil unidades como essas no Estado. No ato, assinou a autorização para a implantação de um Kit, na localidade de Piurras, em Otacílio Costa.

Colombo pediu para o que o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina Milton Hobus faça um levantamento de quantas unidades são necessárias para atender Municípios que tiveram as pontes e ou pontilhões levados pelas chuvas.

Segundo Hobus, o modelo é inovador e até o Ministério da Integração quer ser parceiro no Projeto. “Quando apresentamos a ideia, eles (Ministério da Integração) colocaram a disposição auxílio financeiro para construção de mais pontes. Querem investir R$ 30 mi nos kit’s de Santa Catarina.”

O custo para a construção também tem se tornado interessante o projeto. O preço chegar a ser 50% mais barato que os padrões existentes.

A média de inauguração por semana é de uma a cada dia. A agilidade da montagem ajuda a garantir que os kit’s de transposição cheguem às comunidades que precisam. Na segunda-feira (03) mais duas unidades serão apresentadas para a população. Dona Emma e Mirim Doce, ambos no Alto Vale do Itajaí. A previsão é que ainda neste ano, cerca de 300 kit’s sejam entregues aos municípios que pediram ajuda da Defesa Civil por causa de danos com as chuvas.

IMG 5469   IMG 5484