Kit’s de Transposição conquistam população catarinense.

IMG 5525Moradores das localidades Mirador e Barra da Onça, em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí participaram da solenidade de inauguração do Kit de Transposição de Obstáculo. A ponte em concreto pré-fabricado foi aberta ao fluxo de pedestres e veículos na tarde desta sexta-feira (28). A estrutura com 12 metros de extensão e  cinco de largura, custou ao Fundo Estadual da Defesa Civil, pouco mais de R$ 52 mil.

Durante o ato, dona Mirian Gorgik, disse que ficou surpresa com a agilidade da montagem. “Quando vi aquele guincho, tão grande, saí correndo. Curiosa queria ver o que estavam fazendo com a ponte velha de madeira. Duas horas depois a ponte nova estava pronta. Nunca vi tão rápido.”

O Prefeito Nilson Stainsack, deu prioridade na construção das cabeceiras para receber a estrutura. De acordo com Stainsack, recentemente tinha reconstruído o pontilhão de madeira, que durava no máximo cinco anos. “ainda temos mais 30 pontes de madeira para serem substituídas. A possibilidade de novas parcerias com a Defesa Civil, pode garantir mais dois ou quatro kit’s no Município.”

O tempo para montagem tem atraído atenção de muitos prefeitos de Santa Catarina. Em visita ao Planalto e Região Serrana nesta semana, o Governador Raimundo Colombo conheceu de perto a ponte da Localidade de Macacos, em Lages. Na ocasião, anunciou que quer construir pelo menos mil unidades como essas no Estado. No ato, assinou a autorização para a implantação de um Kit, na localidade de Piurras, em Otacílio Costa. 

Colombo pediu para o que o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina Milton Hobus faça um levantamento de quantas unidades são necessárias para atender Municípios que tiveram as pontes e ou pontilhões levados pelas chuvas.

Segundo Hobus, o modelo é inovador e até o Ministério da Integração quer ser parceiro no Projeto. “Quando apresentamos a ideia, eles (Ministério da Integração) colocaram a disposição auxílio financeiro para construção de mais pontes. Querem investir R$ 30 mi nos kit’s de Santa Catarina.”

O custo para a construção também tem se tornado interessante o projeto. O preço chegar a ser 50% mais barato que os padrões existentes.

A média de inauguração por semana é de uma a cada dia. A agilidade da montagem ajuda a garantir que os kit’s de transposição cheguem às comunidades que precisam. Na segunda-feira (03) mais duas unidades serão apresentadas para a população. Dona Emma e Mirim Doce, ambos no Alto Vale do Itajaí. A previsão é que ainda neste ano, cerca de 300 kit’s sejam entregues aos municípios que pediram ajuda da Defesa Civil por causa de danos com as chuvas.

IMG 5469   IMG 5484

IMG 5461