Kits de transposição de obstáculos chamam a atenção da Defesa Civil de São Paulo

IMG 5361

Foto: Paulo Cesar Santos.

Essa semana, a Defesa Civil de Santa Catarina recebe a visita de dois profissionais da Instituição do Estado de São Paulo.  Da Coordenadoria Estadual, vieram o 1º Ten. PM Jefferson Alexsandro Smario e o Capitão PM Fernando Signorelli, do Núcleo de Licitações e Contratos.

Eles estão em Santa Catarina para conhecer melhor o Projeto kits de transposição de obstáculos. Nesta terça-feira, 07, acompanhados de técnicos Catarinenses participaram de uma apresentação oferecida pela empresa fabricante, de Palhoça na Grande Florianópolis.

Na quarta-feira, às 9h, os profissionais participam da montagem de um kit de transposição, em Tijucas. O local escolhido pela prefeitura, que já finalizou as cabeceiras, é a rua Urussanga. A comitiva será liderada pelo Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli. “Apresentamos o kit de transposição durante uma reunião, em Brasília e só temos a comemorar que a nossa iniciativa chame atenção de outros Estados”, afirmou.

Já para os representantes do Estado do Sudeste, há necessidade de mais informações para saber se os kits de transposição de obstáculos atendem as necessidades de São Paulo. “Saber se é um Projeto bom para nossa realidade, precisamos levantar mais informações”, enfatizou Smario.

Os Kits de transposição fazem parte de uma ação emergencial do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina. A intenção é substituir pontes e ou pontilhões danificados por eventos adversos da natureza.

Até agora, cerca de 80 kits já foram entregues em dezenas de municípios de Santa Catarina. Os fatores que contribuem para o sucesso do projeto é a agilidade na montagem, cerca de duas horas e o custo que pode chegar a 50% menos que os padrões normais existentes.

Hoje, os kits de transposição que são instalados em Santa Catarina variam de 5 a 12 metros de extensão, com padrão de cinco metros de largura. A capacidade de peso suportável, chega a 50 toneladas.