Kits de transposição são instalados no Estado

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, realizou a entrega de mais um kit de transposição no Sul do Estado. A estrutura de 10 metros de comprimento por cinco de largura foi montada na localidade de Riacho, no município de Pedras Grandes, e substituiu uma antiga ponte que foi danificada durante uma forte enxurrada. Foram investidos na ação R$ 69.088,70.

A instalação de kits de transposição além de ser uma ação de resposta também é preventiva, isso por que, o projeto prevê que as estruturas sejam montadas acima da cota de inundação e ampliando a vazão dos rios. A iniciativa restabelece a mobilidade nas localidades atingidas por eventos meteorológicos severos beneficiando as pessoas e economia das comunidades.

“Os municípios estão de parabéns e aprendendo que a melhor forma de restabelecimento com prevenção são ações planejadas pós desastre. Construindo estruturas de qualidade garantimos a segurança, trafegabilidade e mobilidade para a população que utiliza as vias”, comentou o coordenador regional da DCSC de Tubarão, Anderson Martins. Segundo ele, esse Planejamento torna o investimento durável e eficiente, valorizando os recursos públicos de forma mitigadora, com sabedoria e proficiência.

Apenas esse ano já foram montadas 13 kits de transposição no Estado, três no município de Jaguaruna, três em Lindóia do Sul, duas em Cocal do Sul, além de outras cinco estruturas nos municípios de Treze de Maio, Criciúma, Luís Alves Pedras Grandes e Major Gercino. Atualmente estão em construção no Estado 30 cabeceiras que receberão kits de transposição da DCSC. No total o projeto já realizou a montagem de 402 estruturas em toda Santa Catarina.