Leonel Pavan se reúne com prefeitos em Caçador para auxiliar municípios atingidos pelas chuvas

foto_m_43245

O governador Leonel Pavan, acompanhado da primeira-dama, Bernadete Pavan, esteve nesta segunda-feira (26), em Caçador, no Meio-Oeste, onde se reuniu com prefeitos da região para discutir medidas de auxílio aos municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias.

Ouça Leonel Pavan fala sobre visita aos municípios atingidos pelas chuvas

“O Governo do Estado está preocupado em atender imediatamente a população atingida por qualquer tipo de desastre, reduzindo perdas materiais e humanas. Por isso estamos em Caçador hoje, para conhecer a situação e repassar o apoio do Estado. Estaremos presentes até o final do processo, vamos buscar junto a Defesa Civil Nacional recursos adicionais para os atendimentos emergenciais para os municípios”, afirmou Pavan.

Até as 17h30, 40 municípios foram afetados pelas fortes chuvas. Destes, 11 decretaram situação de emergência: Anchieta, Caçador, Concórdia, Dona Emma, Lebon Régis, Matos Costa, Presidente Castelo Branco, Rio das Antas, Rio do Campo, Timbó Grande e Xavantina. No momento são 115.043 afetados, 4.055 desalojados, 471 desabrigados e 1.144 residências atingidas. Por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec) foram encaminhados produtos como cestas básicas, colchões, cobertores e lençóis para atender desabrigados de três municípios mais atingidos até agora na região de Caçador: Caçador, Rio das Antas e Lebon Régis.

De acordo com o governador, a primeira-dama está organizando, a partir desta segunda-feira (25), uma campanha emergencial de arrecadação de agasalhos para os desabrigados, que deve contar com o apoio operacional das secretarias de Desenvolvimento Regional.

Pavan salientou que a maior preocupação além do Meio-Oeste, nesta segunda-feira, está sendo o Alto Vale do Itajaí, onde a Defesa Civil estadual está em alerta e acompanha o nível das barragens do Vale do Itajaí, sendo que uma delas pode transbordar nesta tarde se continuar chovendo. Em Blumenau, o rio que corta a cidade está mais de oito metros acima do normal e alagou as áreas mais baixas. Os deslizamentos de terra também assustam os moradores. Algumas ruas da cidade foram interditadas. Nas áreas de encosta, moradores começaram a deixar suas casas. No total, cerca de 10 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Vale do Itajaí.

Acompanharam a reunião em Caçador, o secretário de Desenvolvimento Regional, Gilberto Comazzetto; diretor da Defesa Civil Estadual, Emerson Emerim; Deputado Estadual, Valdir Cobalchini; prefeito de Caçador, Saulo Sperotto; prefeito de Lebon Régis, Ludovino Labas; prefeito de Rio das Antas, Alcir Bodaneze; prefeito de Matos Costa, Darcy Bendlin; prefeito de Macieira, Emerson Zanela; prefeito de Timbó Grande, Valdir Cardoso; prefeito de Santa Cecília, João Rodogel; e o presidente da Câmara de Vereadores de Caçador, Daci Ribeiro, além de outras autoridades e comunidade.

Informações adicionais: Jornalista Elisabety Borghelotti, telefones (48) 3221-3112 / 8843- 5460, e-mail bety@secom.sc.gov.br

Internet: www.twitter.com/defesacivilsc – www.defesacivil.sc.gov.br

foto_m_43240