Levantamento topográfico pretende desmembrar local que será atingido pelas águas das barragens no Vale do Itajaí

SDC JPG

Na próxima semana será iniciada a demarcação das áreas que serão atingidas pelos reservatórios formados pelas barragens do rio Taió e Perimbó (Mirim Doce e Petrolândia respectivamente). Esse trabalho consiste na indicação exata da área dos imóveis atingidos pelo empreendimento. Em paralelo, os técnicos da defesa civil e da diretoria de patrimônio do Estado iniciarão o processo de desapropriação que visa indenização dos proprietários.

Conforme o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, os estudos das barragens indicaram a mancha de inundação. “Agora com a topografia em campo, o local da obra será locada e a empresa vai marcar os pontos onde a água irá atingir cada imóvel, confeccionando o mapa e determinando exatamente a área a ser desmembrada”, explica.

Com o laudo topográfico pronto, o Estado irá tornar a área de Utilidade Pública, apresentar os valores aos proprietários, discutir individualmente, promover a desapropriação finalizando com o pagamento aos atingidos. Segundo Moratelli, os proprietários serão indenizados seguindo corretamente a legislação sem gerar prejuízo.

Conforme ele, o trabalho começa pelos locais das barragens porque os processos licitatórios das obras já foram publicados com abertura prevista para setembro e as ordens de serviço deverão ser emitidas no último trimestre do ano.

A empresa vencedora por meio de tomada de preço é a Iguatemi Consultoria de Serviços de Engenharia Ltda. A ordem de serviço foi dada na nessa semana, com o prazo de 180 dias para executar o trabalho (Publicação no Diário Oficial do Estado – DOE desta sexta-feira (12).