Madeira para construção de casas chega a Santa Catarina

Uma carga de 41 metros cúbicos de tábuas de madeira chega a Santa Catarina no sábado (16), proveniente do Mato Grosso, após doação da Justiça daquele estado para a construção de moradias em Ilhota, Luiz Alves e Blumenau, municípios afetados pelas fortes chuvas de novembro de 2008, que desabrigou e desalojou cerca de 78 mil pessoas. Esta corresponde à segunda parte do material, que foi doado após apreensão em Cuiabá. No total, serão 624 metros cúbicos de madeira, suficiente para construir cerca de 70 casas de madeira.

Para a semana que vem, estão previstos mais 30 metros cúbicos de barrotes de madeira. A primeira carga, de 30 metros cúbicos, foi entregue em novembro a Ilhota. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Márcio Luiz Alves, a construção de uma casa de madeira, de 42 metros quadrados, conforme projeto da Cohab/SC, corresponde a 9 metros cúbicos do material. Segundo ele, a quantidade desta madeira custaria aproximadamente R$ 1,2 milhão. O transporte do material será pago com recursos do Fundo Estadual de Defesa Civil.

Para o transporte e avaliação da madeira, a Defesa Civil Estadual contou com a parceria do Inmetro catarinense e do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (IMEQ), do Mato Grosso.