Madeiras doadas a Santa Catarina se transformam em casas

madeirasiteAs madeiras doadas em dezembro pelo Ministério Público do Mato Grosso já estão dando nova vida a moradores de Ilhota. Uma das beneficiadas foi Nelci Petrecoski Pires, de 46 anos. que morava em uma residência pequena no bairro Ilhotinha. No total, serão 624 metros cúbicos de madeira, suficiente para construir cerca de 70 casas de madeira, uma economia de R$ 1,2 milhão ao Estado. (Foto: Ascom/Ilhota)

Ela, o marido e os cinco filhos passavam por grandes dificuldades. “A nossa casa estava horrível. O assoalho tinha um declive grande. Caía cupim a todo o momento. O telhado estava cedendo e a umidade tomava conta dos móveis. Tínhamos a impressão de que ela ia cair a qualquer momento”.

Em dezembro, a família já começou a construir a nova residência, que agora conta com três quartos, sala, cozinha e banheiro. Na próxima semana, a defesa civil também pintará o lar de dona Nelci. “Não sei nem como agradecer. Morávamos aqui há dez anos e só agora, graças à prefeitura, temos uma casa boa para morar. Posso dar dignidade aos meus filhos. Agora as meninas têm um quarto pra elas e os meninos um pra eles”.

Mais casas deverão ser reformadas, ampliadas e construídas até a metade do ano. Entre 25 de novembro e 19 de janeiro, 177 toneladas de madeira foram para Ilhota. A partir deste dia até 25 de janeiro, 175 toneladas foram encaminhadas para Luiz Alves. A previsão é de que um novo carregamento de madeiras chegue na próxima semana. Para o transporte e avaliação da madeira, a Defesa Civil Estadual contou com a parceria do Inmetro catarinense e do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (IMEQ), do Mato Grosso, e Poder Judiciário daquele estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ilhota (www.ilhota.sc.gov.br)