Mais de 800 itens de assistência humanitária são destinados para municípios atingidos por temporais

WhatsApp Image 2017-01-07 at 17.21.50

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina enviou 833 itens de assistência humanitária para os municípios atingidos por temporais. Desde o início do verão temporais isolados, típicos da estação, têm atingido o Estado. Os coordenadores regionais da Defesa Civil auxiliaram diretamente as cidades atingidas logo nos primeiros momentos da forte chuva. Em Lauro Müller por exemplo, o coordenador regional Rosinei da Silveira diz que em 24 horas o município já estava com a situação controlada. “Fui até o município e auxiliei a equipe no levantamento de dados e orientei sobre os demais procedimentos. Também essa rapidez se deve o empenho da equipe da secretaria de Estado da Defesa Civil”, conta.

Em Lauro Müller, o Estado enviou 50 kits de limpeza, 50 cestas básicas, 130 kits de higiene pessoal, 100 colchões de solteiro e 100 acomodações. Conforme o balanço, o município sofreu com enxurrada em 05 de janeiro de 2017. Além da enxurrada houve alagamento e deslizamento de terra. Conforme o documento, houve 3 feridos, 5 enfermos, 104 desalojados (pessoas abrigadas em outras casas provisoriamente), 128 isolados e cerca de 14 mil pessoas afetadas. Houve estragos também na agricultura, obras públicas e infra estruturas. O município decretou situação de emergência.

Já para o município de Pinhalzinho, a secretaria de Estado da Defesa Civil destinou 28 cestas básicas e 25 kits de limpeza. A cidade também sofreu com enxurrada em 01 de janeiro deste ano. A prefeitura decretou situação de emergência. O prejuízo ultrapassa R$ 2 milhões.

Em Brusque, a secretaria destinou 50 cestas básicas,  50 kits de limpeza,  150 kits de higiene , 50 colchões de solteiro e 50 acomodação para colchões. A cidade também foi atingida por enxurrada em 05 de janeiro de 2017. O prefeito também decretou situação de emergência.

WhatsApp Image 2017-01-06 at 19.21.20

Além dos itens de assistência humanitária, também foram enviadas lonas. Nas regionais de Criciúma e Tubarão, 10 rolos foram enviados.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, chegou a visitar Brusque após o temporal no dia 05. Ele pede para a população acompanhar os alertas da Defesa Civil SC nas redes sociais e site, assim como a página da Epagri Ciram. O secretário também acrescenta que ao perceber forte vento e nuvem escura, o cidadão deve procurar abrigo seguro.