Mais dois CIGERDS entram em funcionamento

Os Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres inaugurados foram o de Jaraguá do Sul e Itajaí. Ambas as cidades possuem históricos de enchentes e foram escolhidas de forma estratégica para a instalação dos Centros. Em Jaraguá do Sul a estrutura foi instalada ao lado da Arena Jaraguá e em Itajaí próximo a Câmara Municipal de Vereadores.

CIGERD de Jaraguá do Sul.

Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a entrega dos dois centros vai resultar em uma resposta mais rápida para a população de ambas as Regiões. “Estamos interligando todo o Estado em uma grande rede de proteção civil. Moratelli explicou que no CIGERD as atividades serão de forma integrada com as outras agências oficiais facilitando e direcionando as ações em crises.

As estruturas foram construídas com nove módulos de ferro galvanizado, totalizando 160 metros quadrados. É um local auto-suficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. No total foram investidos cerca de R$ 850 mil.

CIGERD de Itajaí.

O objetivo dos Centros regionais é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios. A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. Todos serão interligados com a base em Florianópolis.