Mais dois kits de transposição são entregues em Tubarão.

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), realizou a instalação de dois kits de transposição de obstáculos, no município de Tubarão, para substituir pontes de madeiras que foram danificadas durante uma forte enxurrada. A primeira estrutura, com 12 metros de comprimento por cinco de largura, foi montada na localidade Areado. Já o segundo kit, com quinze metros de comprimento por cinco de largura, foi disponibilizado para a comunidade do Sertão dos Correias. A ação representa um investimento de R$ 178.050,00.

Estrutura sendo instalada na Localidade de Ribeirão dos Corrêias. Foto: Flávio Jr DCSC

Os kits são resultado da parceria entre a Prefeitura de Tubarão, que realizou a construção das cabeceiras, e o Governo do Estado que ficou responsável pela estrutura pré-moldada, transporte e instalação.

As estruturas vão beneficiar os moradores da Região garantindo mais segurança para as pessoas que trafegam na localidade e garantir o escoamento da produção agrícola e mais qualidade no turismo rural.

“Jamais imagina que um dia a comunidade receberia uma ponte com uma estrutura como essa”, destacou o vereador Fabiano Modolon Corrêa. Segundo ele, diversos acidentes já ocorreram nas pontes antigas. Ele relembrou a situação de um caminhão de caiu no rio quando a antiga ponte na localidade Sertão dos Correias quebrou. “Essa estrutura vai facilitar a vida de nossos agricultores”, completou.

O chefe da DCSC, David Busarello, acompanhou os trabalhos e ressaltou que a Defesa Civil está preparada para apoiar todos os municípios catarinenses. De acordo com ele, alguns projetos estão sendo revistos para ampliar ainda mais o apoio as prefeituras. “Estruturas como essa que foram entregues em Tubarão, que suportam até 25 toneladas, representam um avanço para as comunidades. Além de garantir a mobilidade são instaladas acima da cota de inundação ampliando a capacidade de vazão do rio o que possibilita a transposição do rio mesmo com fortes chuvas”, finalizou.

Chefe da DCSC fiscalizando o kit instalado na comunidade Areado. Foto: Flácio Jr DCSC