Mais dois kits de transposição são entregues pela Defesa Civil

Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), realizou a instalação de dois kits de transposição de obstáculos em uma ação de resposta a fortes tempestades. Apenas neste ano foram entregues dez kits o que representa um investimento de R$ 793.665,76.

A primeira estrutura foi montada na localidade Ilha Grande Sebold, no Município de Chapadão do Lageado. Com seis metros de comprimento por cinco de largura, vai beneficiar diretamente dezenas de famílias. O chefe da DCSC, David Busarello, explica que o Projeto de Kit de Transposição foi criado para apoiar os municípios catarinenses no restabelecimento após a ocorrência de desastres. “É uma parceria entre os municípios, que realizam a construção das cabeceiras, e o Governo do Estado que fica responsável pela instalação e transporte da estrutura pré-moldada”, completou. Busarello reforça que as estruturas suportam até 25 toneladas e representam um avanço para as comunidades. “O Projeto também tem o foco preventivo. Além de garantir a mobilidade as estruturas pré-moldadas são instaladas acima da cota de inundação, ampliando a capacidade de vazão do rio o que possibilita a utilização da ponte mesmo com fortes chuvas”, finalizou.

Montagem da Estrutura. Foto COREDEC Araranguá.

Já a segunda ponte foi finalizada no município de Praia Grande para restabelecer a estrutura pública no Bairro Pé da Serra. Com 15 metros de comprimento a estrutura vai garantir mais segurança para as pessoas que trafegam na localidade, permitir o escoamento da produção agrícola e mais qualidade no turismo realizado nos cânions. O presidente da associação de moradores, Adalto da Rosa Maciel, comentou que a ponte foi um presente. “Apenas nos oito anos que vivo aqui, as pontes antigas caíram três vezes. Agora um grande benefício para a comunidade e aos moradores, só temos em agradecer”, completou.

O prefeito, Elisandro Pereira Machado, reforçou que o kit de transposição vai interligar duas comunidades e uma região onde existem muitas pousadas. “No passado tínhamos uma ponte de madeira que estava em estado precário. É um orgulho receber essa ponte e melhorar a qualidade de vidas pessoas que moram nessa região”, completou.