Máscaras de proteção são produzidas e doadas em Itajaí

Foi realizada, na tarde da última quarta-feira (19), a entrega das primeiras 50 face shields (máscaras de proteção) produzidas pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Itajaí para as ações de combate ao Covid 19. A ação foi promovida pela Rede de Pesquisa e Estudos sobre Riscos e Desastres na Foz do Rio Itajaí (REDEDfri) em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), através do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Itajaí. As primeiras unidades foram repassadas para o 7 º Batalhão de Bombeiros Militares (7º BPM) em 19 municípios da Região.

“A face shield é um equipamento que se tornou essencial para a segurança das equipes que atuam nas ações de combate ao coronavírus”, comentou o comandante do 7º BPM, Fabiano Bastos das Neves. Segundo ele, essa parceria com o IFSC e CIGERD é muito importante por ser um movimento da sociedade no apoio as instituições que estão na linha de frente. “É um equipamento fundamental para manter a segurança de nossos profissionais e reduzir os riscos de contaminação”, completou.

Entrega das máscaras no IFSC de Itajaí. Foto: Divulgação.

O professor e coordenador de pesquisa do IFSC de Itajaí, Dr. Ulisses Caetano, relata que o equipamento utilizado na produção das máscaras foi adquirido através de recursos provenientes de um edital interno do Instituto. “Com recursos próprios e com doações estamos comprando os insumos, acrílico cristal, para fabricação das máscaras”, explicou o professor.
A doação de matéria-prima é essencial para a ampliação do trabalho. O contato para o apoio pode ser realizado com o IFSC, no CIGERD de Itajaí, ou através do e-mail: ulisses.caetano@ifsc.edu.br. “Quanto mais pessoas se engajarem mais máscaras serão produzidas e mais pessoas beneficiadas. Assim, vamos juntos gerar benefícios para a comunidade”, completou.

Já o coordenador da DCSC, de Itajaí, Daniel Bazanella Cardoso, ressaltou que esta ação integra os trabalhos da REDEDfri. “É um trabalho voluntário e o esforço das instituições vai trazer benefícios para a população e para os profissionais que atuam no enfrentamento ao coronavírus. “Além desta ação, a Rede também emite boletins epidemiológicos e fornece sistemas de gestão com o foco de apoiar a comunidade no gerenciamento de riscos e desastres”, finalizou.

União das instituições

Em outubro de 2017, as instituições de ensino superior e institutos federais da Região da Foz do Rio Itajaí foram convidados para formalizar o Centro de Estudos e Pesquisas de Riscos de Desastres da Foz do Rio Itajaí-CEPEDFri, O objetivo proposto foi a cooperação técnica envolvendo as instituições e diversas entidades. O foco central era o incentivo ao desenvolvimento de projetos relevantes à redução de riscos e desastres relacionados ao meio ambiente, recursos hídricos, segurança pública, assistência social, educação, dentre outros.

Com a realização do II Seminário Internacional de Riscos e Desastres ocorrido em Florianópolis, em 2018, foi repensada a formalização do CEPEDfri, que passou a ser denominado Rede de Pesquisa e Estudo sobre Risco e Desastre na Foz do Rio Itajaí (REPEDfri). O termo de cooperação técnico-científica com a DCSC foi firmado no Seminário Fortalecendo a Cooperação e a Resiliência, realizado em Itajaí no mesmo ano.