Medidas de prevenção de desastres beneficiam Vale do Itajaí

foto_m_58924

Com a incidência cada vez mais recorrente dos desastres climáticos, as cidades do Vale do Itajaí passam a contar com medidas preventivas no controle de enchentes e escorregamentos. O Plano Diretor com ações do Governo do Estado para a prevenção e mitigação de desastres na Bacia do Rio Itajaí foi apresentado pelo governador Raimundo Colombo, nesta quarta-feira (22), em Florianópolis.

Fonte: Secom

Na quinta (23) e sexta-feira (24), Colombo segue para o Vale do Itajaí, para assinatura oficial das medidas que serão tomadas. “Com essas ações, vamos ter condições de melhorar muito a nossa reação no controle da enchente. Vai ser um grande ganho para o Rio Itajaí-Açu e região do Vale do Itajaí”, afirmou.

Raimundo Colombo destacou que os recursos financeiros já estão garantidos. “O Governo Federal participará com cerca de R$ 300 milhões; o BNDES financiará R$ 140 milhões para o Estado, e de recursos próprios do governo catarinense, aproximadamente R$ 100 milhões, que já estão sendo aplicados. As obras serão realizadas com certeza ainda dentro do nosso governo”, observou.

As ações do Projeto de prevenção e mitigação na Bacia do Rio Itajaí serão aplicadas em três medidas inicialmente: Sobrelevação das Barragens, que ampliará em dois metros a barragem Oeste, localizada em Taió, e a Sul, em Ituporanga. Inclui a melhoria de operação das suas comportas e os dispositivos de regulação das enchentes, o que reduzirá o escoamento da vazão dos rios da Bacia, ampliando a capacidade de armazenamento/contenção das águas e retardando a elevação do nível dos rios. Serão aplicados R$ 33 milhões, o tempo previsto é de 36 meses.

Aquisição de radar meteorológico de banda S com dupla polarização, que conterá produtos de previsão de curto prazo com até três horas de antecedência aos eventos adversos. A área de cobertura é de 200 km, com área de vigilância de até 400 km. O valor do investimento é de R$ 8 milhões, sendo R$ 4,5 milhões para compra e R$ 3,5 milhões para instalação. O radar é um dos equipamentos que integra o Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Bacia do Rio Itajaí. O investimento total do Sistema é de R$ 25 milhões.

Construção de comportas no Rio Itajaí-Mirim com a finalidade controlar a vazão afluente proveniente do montante (locais do rio que se situam antes das comportas), mantendo a vazão dentro da capacidade de escoamento, e proteger dos efeitos do refluxo proveniente da jusante (locais do rio que se situam depois das comportas), durante picos de enchente. O valor da obra é de R$ 44 milhões.

Na quinta-feira (23), às 15h30, no Teatro Municipal, o governador apresenta o plano de ações e assina o edital de licitação para a contratação dos Projetos da Construção das Comportas do Rio Itajaí-Mirim. Às 18h30, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, o Colombo apresentará o plano e assinará o edital de licitação para a aquisição de um radar meteorológico.

Ainda em Blumenau, nesta quinta-feira (23), o governador Raimundo Colombo e o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, assinarão o repasse de R$ 2,5 milhões para convênio entre a SDR de Blumenau com a prefeitura. O crédito, proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, é destinado ao projeto de revisão da estação de bombeamento Polder PI-5, afluente da margem esquerda do rio Itajaí-Açu.

Na sexta-feira (24), às 10 horas, a apresentação será realizada no município de Rio do Sul, no Parque Universitário Roberto Frahmm, com a assinatura do edital de licitação para a contratação dos projetos de sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga.