Meio-oeste recebe ações de proteção e defesa civil

Na sexta-feira (01) o Governador do Estado, Carlos Moisés, e o Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, realizaram a assinatura do termo de cooperação com o município de Caçador para a instalação de um Kit de transposição (ponte) e também a entrega das Cartas de Inundação e Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos, para seis municípios da Região Meio-oeste do Estado.

Na solenidade, realizada no Aeroporto de Joaçaba, o Governador Moisés, destacou o trabalho técnico realizado pela Defesa Civil Estadual e a importância do planejamento nas ações de proteção e defesa civil. Para a realização do levantamento hidrológico foram investidos  R$ 2,5 milhões, através da Defesa Civil.

De acordo com o governador, a ação vai ajudar em políticas de prevenção por parte das administrações municipais. “Além disso, esses estudos também beneficiam no planejamento urbano das cidades. A liberação de um loteamento ou a instalação de parques industriais, por exemplo. Isso facilita a vida da engenharia, trazendo segurança e um desenvolvimento mais sustentável”, completou.

WhatsApp Image 2019 11 01 at 14.10.40

Assinatura do termo de parceria com o Município de Caçador. Foto: Flávio V. Jr Ascom DC SC

O kit de transposição, com oito metros de comprimento por cinco de largura, avaliado em R$ 57 mil, será instalado na comunidade Linha do Bugre em Caçador e vai garantir a mobilidade na localidade depois que a antiga ponte de madeira foi afetada por uma forte enxurrada.

Já as Cartas de Inundação e Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos foram repassadas para as cidades de Itapiranga, Videira, Herval d’Oeste, Joaçaba, Lages e Otacílio Costa. O documento busca instrumentalizar as defesas civis municipais no controle e previsão de cheias e inundações. Da mesma forma, no apoio em operações e ações de proteção e defesa civil. Os produtos hidrológicos poderão ser utilizados no mapeamento e análise de riscos hidrológicos, redes de monitoramento e alerta, e como ferramenta para o planejamento urbano dos municípios.

O Chefe da Defesa Civil ressaltou que,  devido a  localização, nosso Estado está sujeito a severos fenômenos da natureza. “As inundações e estiagens impactam diretamente em nossa sociedade e essas situações são agravadas pela ocupação desordenada”, comentou João Batista. “Planejando as ações e buscando soluções definitivas estamos cada vez mais construindo um Estado resiliente”, finalizou.

Entrega das Cartas de Inundação para municípios do Meio-oeste.

WhatsApp Image 2019 11 01 at 14.10.40 2

WhatsApp Image 2019 11 01 at 14.10.39