Melhoramento do rio, em Timbó deve ter início este ano

defesa civil - jica 20140811 1535405961

Foto: Viviana Borchardt – SDR Timbó.

Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli esteve em Timbó nessa segunda-feira, 11. Moratelli participou de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, na Associação Empresarial do município.

Na ocasião, foi apresentando às lideranças políticas da região e empresários, a intenção de realizar o estudo e projeto para execução da obra de melhoramento fluvial e escavação do leito do rio Itajaí. A ação faz parte do Projeto JICA. O secretário regional de Timbó Rogério Raul Theiss ressaltou a participação do público na reunião. “As pessoas que estavam presentes demonstraram grande interesse pelo assunto abordado”, enfatizou.

A obra de melhoramento do Rio que beneficia também municípios como Indaial e Benedito Novo, garantir grande benefício para o perímetro urbano de Timbó. A Defesa Civil do Estado pretende colocar os trabalhos em prática à partir de outubro de 2014, com a entrega do projeto básico para o licenciamento ambiental . Já os projetos executivos e processo licitatório estão previstos para dezembro. “Com relação às obras são vários conjuntos, então terão obras que serão executadas em quatro meses, em doze ou em oito meses ou em até 24, que é o prazo maior que temos, e irão começar juntas, então tecnicamente algumas terminarão antes, dependendo do que for apresentado no projeto executivo”, disse.

De acordo com Moratelli, todas as ações desenvolvidas na região pela Defesa Civil, no que diz respeito a preparação e prevenção, devem ser concluídas até janeiro de 2017.

Até agora quatro reuniões já foram realizadas no município para encontrar as melhores opções para realizar as obras. O objetivo é reduzir o impacto socioeconômico, a área de desapropriação e também menor custo aos cofres públicos. Três fatores preconizados na elaboração do Plano Diretor do Projeto JICA.