Milton Hobus toma posse na Secretaria de Estado da Defesa Civil

O ex-prefeito de Rio do Sul e empresário Milton Hobus é o novo secretário estadual da Defesa Civil. A solenidade de posse foi nesta terça-feira, 8, na própria sede da secretaria, em Florianópolis. Hobus vai ocupar o cargo que era de Geraldo Althoff desde maio de 2011, ano em que, por meio de um decreto do governador, o órgão passou a ser Secretaria de Estado. O novo secretário reforçou que quer trabalhar em parceria com as forças do Estado e destacou como grande desafio, lançar até o início de 2014, todos os editais para as obras que compõem o projeto de prevenção à catástrofes naturais no Vale do Itajaí. “A Defesa Civil do Estado precisa cumprir com essa missão de dar respostas rápidas e eficientes ao cidadão”, completou.

Milton Hobus também afirmou que quer estreitar o diálogo com os prefeitos. Lembrou da enchente que atingiu o município de Rio do Sul em 2011, época em que ele era o prefeito. Para Hobus, o gestor precisa ter acesso com rapidez às informações sobre a liberação de recursos e outras formas de apoio no trabalho de reconstrução. “Quando um cidadão é vítima de um desastre natural, a Defesa Civil precisa saber exatamente do que ele necessita para retornar à vida normal, por isso é necessário atuar junto com quem está mais próximo da realidade dele”, disse.

Por outro lado, segundo Milton Hobus, pela primeira vez, o Estado terá um volume histórico de recursos para investir na prevenção de desastres naturais. É preciso um grande esforço de trabalho para garantir a agilidade na construção de obras como ampliação e construção de barragens e aquisição de equipamentos que vão permitir alertar a comunidade sobre os eventos climáticos.

Escute a entrevista do novo secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus

Durante a passagem do cargo, Geraldo Althoff agradeceu a equipe que trabalhou ao lado dele na Defesa Civil e desejou sucesso ao novo secretário. Althoff vai assumir a secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos.

Informações adicionais:
Francieli Aparecida Dalpiaz