Ministério da Integração Nacional realiza mapeamento para identificar locais de risco no estado

O Ministério da Integração Nacional – MI, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, está realizando o mapeamento da vulnerabilidade a desastres naturais em 821 municípios brasileiros, desses, 33 são de Santa Catarina.

O objetivo é a elaboração de mapas de risco e apresentação de proposta de intervenções para prevenção de catástrofes ligadas ao tempo.

O mapeamento é conduzido pelo Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que trabalha na identificação de áreas com alta ou muito alta probabilidade de ocorrência de inundações ou a movimentos de massa.

Até o momento em todo o Brasil a setorização emergencial de riscos  realizou a ação em 336 cidades das quais 44 são catarinenses, apesar disso, ainda haverá a promoção em mais municípios do estado, totalizando 77.

Agora o Estado deve enviar para a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais dados do levantamento aerofotogramétrico recente que contém fotografias aéreas, ortofotos e hidrografia das regiões para incrementar a qualidade do trabalho.

Segue abaixo a relação dos municípios de Santa Catarina, que foram priorizados para o esforço de mapeamento de risco:

tabelamun