Ministro da Integração e Secretário Nacional devem visitar SC

20140609 151850Em entrevista coletiva na tarde de hoje, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli destacou a visita feita no domingo e nesta segunda-feira (09), às regiões mais afetadas de Santa Catarina, desde sexta-feira (06). Ele passou por quase todos os municípios. Só não conseguiu chegar a Porto União, que continuava isolada. Em Jaraguá do Sul, o pico da cheia foi por volta das 16h.  Segundo Moratelli, o próximo passo após a reposta aos afetados é garantir a reabilitação os municípios.

Por causa do cenário que se instalou no Estado, por volta de 9h30 o Secretário de Estado se reúne com o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e o Ministro da Integração Francisco Teixeira, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira.

No período da tarde, Colombo e Moratelli fazem um sobrevoo pela região Norte de Santa Catarina. Já na quarta-feira (11), as cidades mais afetada no Vale do Itajaí devem receber a visita dos representantes da União e Estado.

O objetivo é assegurar auxílio financeiro para a reconstrução dos municípios afetados e também reabilitação das cidades.

Até agora, a Defesa Civil de Santa Catarina registra cerca de 20 mil desalojados ou desabrigados.  São 29 municípios afetados. A Defesa Civil do Estado contabiliza 13 cidades em Situação de Emergência e dois em Estado de Calamidade Pública. Duas crianças ficaram feridas, em Guaramirim, após desmoronamento e encaminhadas para o hospital, em Joinville. Uma morte foi confirmada na tarde de hoje. Um homem, de 56 anos que havia sido retirado de casa devido ao risco, retornou a residência e foi encontrado morto nesta segunda-feira. A causa morte foi confirmada por afogamento.