Ministro da Integração Nacional visita Rio do Sul

IMG 3696

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, visita a cidade de Rio do Sul nesta segunda-feira, 23. O ministro chegou por volta das 11h30, no hangar do governo do Estado, em Florianópolis. Primeiramente, recebeu a imprensa em uma entrevista coletiva com o governador Raimundo Colombo e os secretários das Defesas Civis Nacional e do Estado. Logo depois, vai sobrevoar as áreas mais atingidas pelos alagamentos, no Vale do Itajaí, e descer no Hospital Regional de Rio do Sul.

Acompanham o ministro, em Rio do Sul, o governador Raimundo Colombo; o secretário da Defesa Civil Nacional, Humberto Viana Filho; o secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus; e prefeitos da região do Vale do Itajaí.

Durante a entrevista coletiva, em Florianópolis, o ministro Fernando Bezerra prometeu ajuda financeira do governo federal ao Estado para a reconstrução de pontes e estradas danificadas pela chuva. O ministro também ressaltou o bom trabalho em conjunto das defesas civis do Estado e Nacional e a competência de Santa Catarina na prevenção e atendimento à população. “Queremos fazer de Santa Catarina uma referência nacional em prevenção de desastres, que nos últimos anos afetaram tanto o Estado”, disse o ministro.

Situação de Rio do Sul nesta segunda
O nível do Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, estava em 10m39cm às 7h desta segunda-feira, 23, e em 10m36cm, às 11h. A situação começa a se estabilizar na cidade. Há 1.550 pessoas desalojadas, em casas de parentes e amigos, e 671 pessoas desabrigadas, que foram levadas a 22 dos 46 abrigos da cidade.

Dos 18 bairros afetados, 10 ainda estavam com água acumulada nas ruas pela manhã. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil no Alto Vale do Itajaí, James Rides da Silva, um levantamento sobre o escoamento da água deve ser realizado no final do dia.

“Houve uma melhora significativa na situação, mas os técnicos seguem monitorando a previsão do tempo, pois ainda há possibilidade de chuva fraca durante o dia na região. Com a estabilização e mesmo a baixa nos nívels dos rios, há um novo alento, mas devemos estar todos atentos para as derivações – por exemplo na logística das barragens, que podem surgir nas ações para minimizar o desastre em relação a todo o Vale do Itajaí”, explicou o coordenador regional da Defesa Civil.

Na noite do domingo, 22, o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso, assinou o decreto de situação de emergência. Estão sendo solicitadas cestas básicas e água potável para os desabrigados. Quando a situação normalizar, serão materiais de limpeza para as residências atingidas que terão prioridade nas doações. Além dos bombeiros e policiais militares de Rio do Sul, equipes da Polícia Militar Ambiental; Corpo de Bombeiros de Lages, Curitibanos e Florianópolis; Polícia Militar de Lages e Joinville, e dois helicópteros da Polícia Civil e do Corpo Bombeiros estão em Rio do Sul para auxiliar nos atendimentos e nas diversas operações.
As doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social (na rua Rocha Pombo, 95, Bairro Eugênio Schneider) e na Obras Kolping (na margem esquerda do rio). As necessidades prioritárias são colchões, material de limpeza, alimentos não perecíveis e água potável.

Estradas
Na rodovia BR-470, há uma lâmina d’água na pista entre os kms 155 e 156, próximo ao município de Agronômica. Veja a situação de outras rodovias na região:

Ocorrência

Agronômica

BR-47- lâmina d’água na pista entre os kms 155 e 156

Aurora SC-350, km 350-355. Alagamento de pista. Tráfego interrompido

Rio do Oeste

SC-359, km-335. Alagamento de pista. Tráfego interrompido

Dona Emma SC-340, km 213. Alagamento de pista. Tráfego em meia pista

Ituporanga

SC-350, km 411. Queda de barreira. Tráfego em meia pista

Laurentino

SC-350, km 346, Alagamento de pista. Tráfego interrompido

Petrolândia

SC-110, km 289,7. Deslizamento de pista. Tráfego interrompido. Desvio alternativo pela estrada geral

Trombudo Central

SC-112, km 163. Alagamento de pista. Tráfego interrompido. SC-281, km 182,4. Alagamento de pista. Tráfego interrompido

Rio do Campo

SC-114, km 81, Queda de barreira. Tráfego interrompido

Trombudo Grande

SC-349, km 80,9. Queda de barreira. Tráfego em meia pista.

Informações adicionais:
Homero Buzzi