Montagem de kit de transposição de Tijucas é acompanhada pela Defesa Civil de São Paulo

Foto: Ana Maria Cordeiro – Pref. Tijucas.

Representantes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de São Paulo, acompanharam a montagem do kit de transposição de obstáculos, em Tijucas. A visita foi proporcionada pela Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.

O Secretário, Rodrigo Moratelli participou da visita, acompanhado do Diretor de Resposta aos Desastres, James Rides da Silva e do Coordenador Regional, Jacson Dirceu Laurindo.

O Kit Transposição da Rua Urussanga possui 12 metros de extensão e 5 metros de largura. A estrutura custou ao Estado, através do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec, R$ 52,3 mil. As cabeceiras foram construídas pela prefeitura. Parceria garantida através de um Termo de Compromisso assinado, entre município e SDC.

O Objetivo da visita é para que os técnicos de São Paulo conheçam o Projeto, considerado inovador para SC. “Se for viável, pretendemos levar a ideia e coloca-la em prática, em São Paulo”, afirmou o Coordenador da Defesa Civil de SP, Jefferson Smario.

Em Tijucas, o Kit substitui uma ponte danificada pelas chuvas. A visita técnica foi acompanhada pelo prefeito, Valério Tomazi, que reforçou a importância dos kits de transposição. “É com muito orgulho que Tijucas adere a este procedimento inovador”, diz o prefeito.

Os kits de transposição já beneficiaram milhares de famílias Catarinenses. Até agora, cerca de 80 kits já estão montados. Mais de 100 foram entregues, em dezenas de municípios. O investimento é de aproximadamente, R$ 5 milhões, no Projeto emergencial que surgiu ano passado. “Esse é o primeiro lote. Mas ainda destinamos kits a municípios que perderam as estruturas devido ocorrências do clima. Temos dado mais dignidade aos moradores de regiões que sofrem a cada cheia”, enfatizou Moratelli.