Município de Garuva é atingido por vendaval

Na sexta-feira (13), o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) registrou estragos no município de Garuva por causa dos fortes ventos. De acordo com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Joinville, o vendaval atingiu o município das 9 às 14 horas, destelhando prédios e casas. A secretaria de educação da cidade, nove escolas e quatro instalações da prefeitura entre secretarias e galpões foram afetadas.

Segundo a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), 400 residências foram atingidas e 13 prédios públicos. O abastecimento de energia e a comunicação ficaram prejudicados.

Durante um vendaval, as pessoas devem permanecer em suas casas. Se houver destelhamentos, ficar embaixo de mesas ou dentro de banheiros. Em locais abertos, devem manter-se junto ao solo, de preferência deitado em alguma depressão do terreno, para não ser lançado pela força dos ventos ou ser atingido por objetos. As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.