Municípios atingidos pelas chuvas recebem R$ 69,5 milhões para reconstrução

foto_m_55674

O governador Raimundo Colombo e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho, assinaram a autorização para o repasse de R$ 69,5 milhões para reconstrução e recuperação das cidades catarinenses que tiveram danos e prejuízos com as enchentes no mês de setembro de 2011.

Fotos: Neiva Daltrozo / SECOM

A cerimônia foi realizada no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), em Florianópolis, nesta quinta-feira (20). "Foi um atendimento especial do Governo Federal ao nosso Estado. A ação foi rápida e eficiente, e vai ajudar os catarinenses a retomar suas vidas", afirmou o governador.

Conforme Colombo, os recursos são significativos e é mais um passo importante, tanto do Governo Federal quanto do Estadual e dos Municipais, para a recuperação dos locais atingidos. "É bom lembrar que no momento mais grave das chuvas, houve o atendimento imediato mais importante, que foi o humanitário, de assistência, de segurança, para remoções e abastecimento. Agora, o trabalho é de reconstrução das vias públicas, estradas, pontes destruídas e recuperação de encostas", disse.

foto_m_55677

Noventa e seis municípios foram beneficiados com recursos para execução de obras de reconstrução e recuperação. O Estado receberá R$ 50 milhões, que serão utilizados na infraestrutura pública destruída e também para atender os 86 municípios que decretaram Situação de Emergência. Para as dez cidades que decretaram Estado de Calamidade Pública, o Ministério da Integração Nacional autorizou o repasse de R$ 19,5 milhões para execução de obras de reconstrução, entre elas pontes, contenção de encostas e recuperação de rodovias.

Para o ministro, o repasse dos recursos demonstra o desdobramento dos esforços do Governo Federal. "Num tempo muito ágil estamos dando uma reposta concreta para auxiliar a reconstrução dos municípios." De acordo com Fernando Bezerra, o governo federal buscou dar agilidade no atendimento dos municipios catarinenses atingidos pelas chuvas. "Sendo assim, viemos até Santa Catarina para entregar a cópia dos empenhos que permitem a liberação dos recursos."

Apoio – Na ocasião, o ministro anunciou o apoio do Governo Federal ao Estado que, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional Japonesa (Jica), do governo japonês, acabou de concluir um importante projeto na linha de prevenção, o que demanda um investimento na ordem de R$ 200 milhões na sua primeira etapa. O Governo Federal reafirma o seu compromisso de auxiliar Santa Catarina. "Oferecemos quase metade do valor que o Estado vai ofertar como contrapartida. Serão R$ 140 milhões de financiamento; e R$ 60 milhões do Estado. Destes, estamos oferecendo R$ 28 milhões para permitir que essas ações de prevenção possam ser iniciadas o quanto antes", explicou. O ministro acrescentou que a meta da política nacional da Defesa Civil é ampliar os investimentos em ações que possam diminuir os efeitos de eventos adversos, no sentido de poupar vidas e prejuízos materiais.

Fonte: Secom