Municípios decretam situação de emergência após vendaval

A Defesa Civil confirmou na manhã deste sábado (21) dois decretos de Situação de Emergência por causa do vendaval que atingiu o Litoral Sul catarinense e a região da Grande Florianópolis na última quinta-feira (19). Maracajá e Orlenas encaminharam o pedido à Defesa Civil Estadual. Devido ao mau tempo, uma pessoa morreu. Albertina Suete Escremin, de 56 anos, foi atingida pela queda de uma árvore de eucalipto na localidade de Rio do Pouso, em Tubarão. Ela foi hospitalizada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada de sexta-feira (20).

Veja Aqui: Relatório Eventos Adversos Nº 09 – 21 Nov 09 = 11h

Os fortes vendavais e temporais atingiram o Litoral Sul do Estado, Meio-oeste e a região da Grande Florianópolis. Relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual no final desta manhã aponta 34 municípios atingidos. "Houve queda de energia, principalmente nas redes de baixa tensão, queda de postes, árvores e destelhamento de casas”, explica o gerente da Defesa Civil, major Emerson Emerim.

Previsão – Segundo informações da Epagri/Ciram, os ventos no Sul chegaram a 103 km/h. A previsão é que, entre esta sexta-feira e sábado (21), voltem a ocorrer pancadas de chuva, temporal com ventos fortes e granizo isolado, concentrados especialmente entre a tarde e noite. Pode se estender pela madrugada e início da manhã. No domingo (22), a frente fria próxima do Litoral catarinense mantém a nebulosidade variável e a condição de chuva. A umidade e os ventos predominantes de norte mantém a sensação de abafamento.

O alerta é de risco de temporal maior para a região que se estende do Oeste ao Litoral Sul do Estado. Os ventos, em média, podem variar de 60 a 80Km/h. Em situações de vento intenso as condições ficam impróprias para atividades de pesca e navegação.

Recomendações – As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.