NOTA METEOROLÓGICA DC/SC 23/03 – Chuva intensa e volumosa foi registrada na madrugada desta quinta-feira (23) no litoral de SC

Entre o final da noite de quarta (22) e a madrugada de quinta-feira (23), o litoral catarinense — em especial o Baixo Vale do Itajaí e no Extremo Sul do estado —  registrou chuva intensa e volumosa, em curto intervalo de tempo. Os acumulados de chuva passaram dos 100 mm, com as cidades mais atingidas sendo: Timbé do Sul, Itapema, Camboriú, Porto Belo, Itajaí e Ilhota. Diversas ocorrências foram registradas, como alagamentos generalizados, enxurradas e deslizamentos de terra, como relatado no grupo dos COREDECS por imagens e vídeos:

Figura: Ocorrências registradas na madrugada desta quinta-feira (23), em (a) Porto Belo, (b) Itapema, (c) Ilhota, (d) Bal. Barra do Sul, (e) Timbé e (f) Camboriú. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Um sistema de alta pressão, que manteve ventos úmidos sendo deslocados do oceano em direção a costa de Santa Catarina, além do relevo e de instabilidades atmosféricas foram fatores fundamentais para a intensificação das chuvas na região do Baixo Vale do Itajaí, especificamente na região de Itajaí e Itapema. Nestas cidades, como pode ser observado a seguir, os acumulados de chuva ultrapassaram os 130 mm em 6 horas (ver tabela abaixo).

 

Figura: Maiores volumes de chuva registrados em Santa Catarina. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Os modelos meteorológicos identificaram a condição de chuva, entretanto os acumulados foram bastante subestimados. Na manhã de quarta-feira (22), foi emitido um Aviso Meteorológico indicando risco baixo a moderado para ocorrências associadas a temporais e chuva pontualmente intensa (clique para ver aviso). Mais próximo aos eventos, as chuvas volumosas foram detectadas pelos radares e estações meteorológicas e os alertas de risco de temporais, alagamentos, enxurradas e deslizamentos foram emitidos para a população.

Nas próximas horas, seguem as condições para pancadas de chuva na região, que podem ocorrer na forma de temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa, principalmente entre o final da tarde e na noite desta quinta-feira (23).