Nota – rompimento barragem

Rompimento da bareragem - Sandro Devens 2

Rádio Atual FM/Sandro Devens

A Defesa Civil de Santa Catarina confirma o rompimento da Central de Geração de Hidrelétrica – CGE, em Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina. O ponto do rompimento fica a pelo menos 56 km, em linha reta de Arvoredo, município que deve sentir os efeitos das águas. No entanto, o trecho é sinuoso. A previsão é que a onda de cheia chegue na noite de hoje ao município, entre as 20h e 21h. A onda já passou pela primeira Pequena Central Hidrelétrica – PCH. O nível teve um aumento nesse ponto de 1,5 metros. Mais três barramentos estão na rota da água.

A Defesa Civil do Estado acompanha o cenário e ações junto a Defesa Civil municipal estão sendo realizadas para evitar danos a população. Embora, a orientação é que as informações sejam acompanhadas constantemente conforme atualizações disponíveis no site da SDC.

Em relação a retirada de famílias, os Bombeiros Militares estão fazendo um levantamento de quantas famílias serão removidas. No entanto, por medida de segurança, todos que vivem na cota de três metros serão orientadas a deixar o local onde residem.