NOTA METEOROLÓGICA DC/SC – PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2020 EM SANTA CATARINA

No decorrer deste mês de Setembro, os maiores acumulados ficaram centrados nas regiões do Litoral Sul e da Grande Florianópolis, onde os totais do período superaram 100 mm, com extremos de 200 mm no sul do Litoral Sul. Os municípios de Timbé do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio foram os que registraram os maiores acumulados do mês.

A previsão climática para a primavera (meses de outubro, novembro e dezembro) é de precipitação normal a abaixo da média climatológica. No decorrer deste trimestre, são esperados eventos de chuvas mal distribuídas e irregulares. 

Para o mês de outubro, a tendência é que a chuva siga abaixo da média no centro-oeste do estado. Já no centro-leste, a precipitação fica dentro da média climatológica mensal

Na primavera, segundo a climatologia, há uma maior frequência de episódios de tempo severo, associados a granizo, chuva intensa e ventos fortes. No decorrer destes meses, há a influência de sistemas como Baixa Pressão, Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e também dos Ciclones Extratropicais. No entanto, com a configuração do fenômeno La Ninã, tais sistemas devem ser menos frequentes. 

Segundo a climatologia de chuvas em Santa Catarina, no mês de outubro, os maiores acumulados são observados no Oeste e Meio Oeste, com volumes médios entre 210 e 270 mm. Na faixa centro-leste, variam de 130 a 190 mm. 

A média climatológica em novembro diminui comparada a outubro, variando de 130 a 190 mm em todo estado. 

Em dezembro, a climatologia indica valores de precipitação maiores quando comparados ao mês de novembro. Destaca-se as regiões Grd. Florianópolis, Litoral Norte e porção oeste de Santa Catarina, com acumulados entre 170 e 210 mm.

Em relação às temperaturas, a previsão é que sejam próximas a ligeiramente acima da média no estado. Apesar disso, na primeira quinzena de outubro ainda são esperadas as entradas de massas de ar secas e frias, que devem provocar declínio das temperaturas. 

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial apresenta um resfriamento e valores mais baixos do que o normal. No mês de setembro, a previsão divulgada pelo o Instituto Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) indica a configuração do fenômeno La Niña, com 75% de chance de permanência até a estação verão 2020/2021.

A previsão climática é realizada pelo Fórum Climático Mensal onde participam as instituições: Defesa Civil do Estado, IFSC, UFSC, EPAGRI/CIRAM, AGF Anti-Granizo, NSC e Defesa Civil de Blumenau.