NOTA METEOROLÓGICA DC/SC – REGISTRO DA MENOR TEMPERATURA DO ANO NO AMANHECER DESTA TERÇA-FEIRA (27)

O dia amanheceu gelado e com formação de geada no estado de Santa Catarina nesta terça-feira (27), por conta da atuação de uma massa de ar frio e seco. Em Urupema, foi observada a menor temperatura de 2021 até o momento, com -2,2°C às 07 horas. Foi também o primeiro registro de mínima negativa deste ano. A Defesa Civil divulgou anteriormente uma tabela com as menores temperaturas observadas, que ficaram concentradas  no Planalto Sul e Meio Oeste, de maneira geral.

Na porção oeste do estado, as temperaturas também foram baixas. Em Maravilha, a mínima foi de apenas 3,4°C. Em Chapecó e em São Miguel do Oeste, foram de aproximadamente 10°C. No Planalto Norte, a mínima foi em Monte Castelo com 7,2°C. Em Rio Negrinho, por conta da nebulosidade, as temperaturas não diminuíram muito, com registro de 14°C. 

Na Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul, as temperaturas mínimas variaram entre 10 e 15°C. Em Florianópolis, foi o menor registro do ano até o momento, com 13,3°C. Já no Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, as mínimas ficaram entre  15 e 19°C. 

No mapa abaixo são mostradas as temperaturas mínimas registradas no estado de Santa Catarina nesta terça-feira (27), segundo os dados do INMET e EPAGRI/Ciram. O frio deve permanecer até quinta-feira (29), quando começa a perder força por conta do deslocamento do sistema de alta pressão em direção ao oceano.