NOTA METEOROLÓGICA DC/SC – RISCO DE QUEIMADAS ENTRE SEXTA-FEIRA (06) E DOMINGO (08)

Na sexta-feira (06), permanecem as condições de baixa umidade relativa aliada a elevação das temperaturas na porção oeste do estado. Esta situação indica um baixo a moderado risco de ocorrências e propagação de queimadas no Extremo Oeste e Oeste, indicado pelas cores verde a amarelo, conforme o risco de queimadas exibido abaixo. Os ventos sopram de quadrante sul a leste, com intensidade fraca (até 20 km/h) e rajadas pontuais, até 40 km/h.

 

No sábado (07), persistem as condições de temperaturas em elevação, baixa umidade relativa (inferior a 20%), o que favorecem o aumento da condição de risco de ocorrência e propagação de queimadas para moderada a muito alta (indicado pelas cores amarela, laranja e vermelha) na porção oeste de Santa Catarina. Ao sul do Extremo Oeste e Oeste o risco de queimadas é muito alto. Os ventos sopram de leste a nordeste, com fraca intensidade (até 20 km/h) e com rajadas pontuais (até 45 km/h).

No domingo (08) a condição para ocorrência e propagação de queimadas se mantém alto, com destaque para as regiões Extremo Oeste e Oeste do estado, com alto risco de queimadas (indicado pela cor laranja). A previsão indica ventos de quadrante nordeste, com fraca intensidade (25 km/h) e rajadas pontuais (até 45 km/h).

 

A seguir, veja as recomendações da Defesa Civil.