NOTA METEOROLÓGICA – PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O TRIMESTRE FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL/21

A previsão climática indica um período úmido e, portanto, chuvoso para o mês de fevereiro, assim, a precipitação esperada é de volume acima da média para o mês, destacando-se o litoral catarinense. A partir de março o padrão muda em Santa Catarina e a condição é de dentro da média para o mês de março e abaixo da média para o mês de abril. Nesta época do ano é comum ocorrerem temporais associados a chuva intensa, que devido ao acumulado alto em curto período provocam alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

No mês de fevereiro, em relação à climatologia de chuvas em Santa Catarina, a precipitação total é mais alta na faixa leste do estado, com volumes entre 190 e 230 mm em média e pontuais de 230 à 310 mm no Litoral Norte. Nas demais regiões, os valores médios variam de 130 à 190 mm.Em relação às temperaturas, a previsão é que sejam dentro a acima da média no estado. Devido à atuação de massas de ar quente na estação do verão, são comuns os episódios de calor intenso e ondas de calor. Porém, a presença de sistemas de alta pressão favorecem grandes amplitudes térmicas diurnas (maior diferença entre a temperatura máxima e mínima), com registros de temperaturas mínimas menores que normalmente verificadas para a época do ano.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial apresenta um resfriamento e valores mais baixos em relação aos meses anteriores. Segundo o Instituto Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), permanece a atuação do fenômeno La Niña (águas mais frias) para este mês de fevereiro, com intensidade moderada a forte e com 80% de chance de permanência até meados de abril.

Em relação à TSM do Atlântico Sul, a previsão é que as anomalias sejam positivas, assim há o aquecimento das águas próximas à costa catarinense, o que pode provocar maior evaporação e, consequentemente, maior disponibilidade de umidade do oceano para o continente. A tendência para março e abril é de resfriamento das águas.

#DEFESACIVILSOMOSTODOSNÓS