Umidade do ar baixa e frio nas noites e madrugadas

Elaborado em: 16/05/2023 – N° 046/2023

Meteorologista: Francine Sacco

 

 

Santa Catarina tem sido influenciada por uma massa de ar seco e frio, desde a última quarta-feira (10), que está mantendo o tempo firme com predomínio de sol, as noites e madrugadas frias, as tardes com temperaturas agradáveis e também com umidade relativa do ar baixa. 

Este sistema tem recebido “reforço”, já que algumas frentes frias e ciclones têm se formado no mar e na retaguarda destes avançam novas massas de ar seco, que se unem a que já está atuando no estado. Como resultado desta condição, observamos a persistência do tempo seco e do frio noturno, com formação de geada até mesmo de forma ampla.  

Nestas situações é importante ficar atento à saúde, sobretudo com as crianças, idosos, enfermos e pessoas em situação de rua, que sofrem de forma mais direta. 

Tanto as variações da temperatura entre as tardes e as madrugadas como a umidade relativa do ar influenciam diretamente na saúde, favorecendo maior frequência de quadros alérgicos e gripais, como também de irritação nos olhos e garganta. 

Diante da manutenção desta configuração atmosférica para os próximos dias, com temperaturas mínimas abaixo de 0°C nas áreas altas da Serra e entre 5 e 10°C nas demais regiões, a Defesa Civil reforça as orientações para os cuidados necessários, como manter-se abrigado nos horários de maior frio e hidratado, sobretudo nas tardes quando a umidade relativa do ar tende a ficar abaixo dos 30% o interior do estado e em torno dos 40% no Litoral. 

 

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.