Nova estação começa chuvosa em Santa Catarina

Foto: Estadão.com.br09dd0a2434864fb8b87a02d65f2d2485

O outono começou nesta quarta-feira (20) às 8:00 h e trouxe uma frente fria para o estado. Clima ameno que deve predominar durante a estação. É no outono que o ar quente e úmido de verão dá lugar ao ar mais frio e seco de inverno. Os dias típicos da estação são marcados por sol, ar seco e temperatura mais baixa no período noturno e mais elevada durante o dia. Chove pouco nesta época ano e os maiores volumes são esperados no Oeste e Meio Oeste, quase o dobro em relação ao Litoral.

Segundo informações da Epagri/Ciram, a previsão para o trimestre é de chuva acima da média climatológica em Santa Catarina. Março marca a transição entre o verão e o outono, e especialmente na primeira quinzena ainda predominam as características de verão, com mudança no padrão atmosférico na segunda quinzena. Ainda são esperados temporais isolados associados ao aquecimento diurno, passagem de frentes frias, bem como ocorrência de chuva forte localizada, num curto espaço de tempo, com rajadas intensas de vento e granizo.

Em abril e maio a perspectiva é de chuva próxima a média no Oeste e Meio Oeste, e acima do Planalto ao Litoral. É importante lembrar de acordo com os meteorologistas, que no outono o volume de chuva diminui em relação aos meses de verão. Nessa estação a chuva ocorre principalmente associada à passagens de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximo ao litoral, que oferecem perigo às embarcações, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Em relação às temperaturas, a previsão é que fiquem próximas a ‘normal’ climatológica, no trimestre, ou seja, um outono típico. Boa parte de março ainda terá características de verão com temperaturas mais elevadas, podendo chegar as primeiras massas de ar frio, fracas e de curta durabilidade, no fim do mês. Mas é à partir de maio que as ondas de frio mais intensas,  atuam no estado, com geadas generalizadas na maioria das regiões catarinenses e, possibilidade de neve, principalmente, no Planalto Sul. Mesmo assim, eventos prolongados de temperaturas elevadas (acima de 30ºC) podem ocorrer, especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos.