Nova ponte é instalada em Lauro Muller

A atividade da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) de Santa Catarina vai muito além de apenas prestar ajuda humanitária em situações de desastres. Uma das possibilidades da Diretoria de Reabilitação e Reconstrução da SDC é fornecer Kits de Transposição (ponte) para municípios atingidos por desastres climáticos. Um exemplo é esta ponte, que foi instalada nesta quinta-feira (22), no município de Lauro Müller. A antiga ponte de madeira teve a estrutura abalada por uma forte enxurrada em janeiro de 2017. Na ocasião, foi decretada situação de emergência pelo município.

WhatsApp Image 2018-03-22 at 10.06.27

A estrada, na localidade da Rocinha, é uma via de passagem importante para a circulação de pessoas e escoamento da produção da região. A antiga estrutura de madeira, que recebeu reparos paliativos, estava funcionando de forma precária e levando risco para os pessoas que precisam passar pelo local. O Kit de Transposição que foi instalado possui 15 metros de comprimento por 6,25 metros de largura e vai garantir segurança e diminuição dos riscos. O custo desta ação foi de R$ 95.569,62.

WhatsApp Image 2018-03-22 at 14.37.20

O projeto para o repasse de Kits de Transposição teve início em 2013 e até o momento foram instaladas 360 pontes em todo o Estado. No total já foram investidos, pelo Estado, 21 milhões de reais nesse Programa. O tamanho dos kits varia de 6 a 15 metros de comprimento, com 5 ou 6,25 metros de largura.

“O programa kits de transposição é uma importante ferramenta para o rápido restabelecimento de vias de acesso com pontes destruídas ou com estrutura consideravelmente danificada por desastre”, comentou o diretor de Reabilitação e Reconstrução, Anderson Luiz Ciotta. Segundo ele, a ponte é montada com estrutura pré-moldada, basta a reconstrução ou adequação das cabeceiras, por parte do município, que em um curto espaço de tempo a instalação é realizada.