Novos kits de transposição são instalados

Nesta semana o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, concluiu a instalação de mais dois (02) novos kits de transposição (Pontes) em apoio a municípios atingidos por desastres naturais. As estruturas substituíram antigas pontes de madeira que foram danificadas por uma forte enxurrada.

WhatsApp Image 2019 11 13 at 13.17.44Instalação da estrutura no município de Treze de Maio. Foto: Divulgação DC SC

As duas estruturas de concreto pré moldado foram montadas na localidade deVila Maria, no município de Treze de Maio, no Sul do Estado. As pontes com oito e doze metros de comprimento por seis de largura estão avaliadas em R$70.937,82 e R$ 97.586,41, respectivamente. A instalação é resultado do convênio com a Prefeitura Municipal, que ficou a cargo da construção das cabeceiras. Já a Defesa Civil realizou o transporte e montagem.

“O projeto está à disposição de todos os municípios catarinenses e substitui pontes e pontilhões destruídos por fortes tempestades”, explicou o Chefe da Defesa Civil do Estado, João Batista Cordeiro Junior. De acordo com ele, a ação garante o restabelecimento da mobilidade nas localidades atendidas que muitas vezes ficam isoladas. Da mesma forma contribui com a economia das comunidades, facilitando o escoamento da produção com rotas confiáveis.

WhatsApp Image 2019 11 13 at 13.17.48Finalização da estrutura pré moldada. Foto: Divulgação DC SC

No total a Defesa Civil já realizou a instalação de 383 kits transposição em todo o Estado, o que representa o investimento de R$ 22,2 milhões. No momento está em andamento a construção de 48 cabeceiras para a instalação de novos kits.

João Batista comentou que além dos kits de concreto a Defesa Civil está disponibilizando, em uma ação preventiva, mais de 500 kits de transposição metálicos construídos com o aço reaproveitado da reforma da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. “Com essas novas estruturas vamos substituir pontes e pontilhões precários nos municípios do interior de Santa Catarina. Elas serão construídas acima das cotas de inundação e sem o estrangulamento das calhas dos rios”, destacou.

O projeto, além de beneficiar os municípios promove economia de recursos públicos e a sustentabilidade com a utilização do aço de excelente qualidade que seria vendido como sucata.