Números das cheias atualizados

20140609 141246

O evento climático que atingiu Santa Catarina a partir de 07 de junho e que causou danos as regiões do Vale do Itajaí e Planalto Norte com maior intensidade. Cidades como Corupá registraram mais de 460 milímetros. Volume quatro vezes maior que o esperado para o mês de junho inteiro.

Os números da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina mostram crescimento no número de atingidos. O relatório mais recente aponta que mais de 457 mil pessoas foram afetadas com as cheias. O volume de desalojados é superior aos 61 mil. Até agora passa de 7,5 mil desabrigados. O número ainda pode subir, já que alguns municípios estão tomados pelas águas.

São 42 cidades que informaram ocorrências vinculadas ao Sistema de Baixa Pressão que atingiu o estado alagando os municípios. Dessas, uma desistiu de decretar Situação de emergência, por não ter alcançados os índices de prejuízos a prédios públicos e privados, exigidos pelo Ministério da Integração Nacional. Somente com os valores estipulados em Lei, é que as cidades poderão ter os Decretos homologados.

Além disso, 36 cidades enviaram os Decretos Municipais para a Defesa Civil do Estado. Mais duas cidades encaminharam a documentação decretando Estado de Calamidade Pública. Na semana passada, com um relatório preliminar, o Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo decretou Situação de Emergência, com prazo de validade de 180 dias, já que cinco municípios ainda sofrem com as cheias. No documento, constam apenas 41 municípios que efetivaram os Decretos Municipais.

Em relação aos prejuízos públicos e privados, a Defesa Civil de Santa Catarina os levntamentos contiuam em fase de serviço. A prioridade ainda são as vítimas que precisam de atendimento emergencial. Nos póximos dias, com o envio de documentação das prefeituras o Estado deve divulgar um balanço dos estrago. No entanto, o volume total dos danos será possível apenas, quando as águas baixarem totalmente.

Municípios/ Ocorrências / Decretos.

Decreto

Campo Alegre

Laurentino

Legendas:

SE OK: SItuação de Emergência, Decreto Municipal entregue ao Estado.

ECP OK: Estado de Calamidade Pública, Decreto Municipal entregue ao Estado.

– : Ainda não informou.