Nuvem de gafanhotos permanece na argentina e se afasta da fronteira com o Brasil

O Governo do Estado, através de um grupo de trabalho formado por diversas agências, segue monitorando a nuvem de gafanhotos em deslocamento pela Argentina. Ainda permanece remota a possibilidade de chegada dos gafanhotos ao território catarinense. As condições climáticas resultaram na movimentação da nuvem para o Oeste, se aproximando ao Rio Paraná e afastando-se do Brasil e Uruguai. A nuvem se encontra entre as cidades de Sauce e Esquina, na Província de Corrientes. A previsão é que a nuvem continue se deslocando para Oeste em direção a Província de Santa Fé, também na Argentina.

No último sábado (27) Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), da Argentina, realizou controle aéreo e estimativas apontam que 15% da nuvem de gafanhotos foi eliminada. No domingo foi realizado novo controle terrestre para o controle dos insetos, mas os resultados ainda não foram divulgados.

Localização da nuvem de gafanhotos. Divulgação DCSC.

Atenção

É importante destacar que não existe até o momento a necessidade de ação preventiva pelos produtores rurais. O uso indiscriminado de agrotóxicos nesta fase é considerado desperdício de recursos e pode causar impactos negativos no meio ambiente, atingindo insetos polinizadores e prejudicando diversas culturas.

Caso ocorra alteração na situação, a Defesa Civil e a Secretaria da Agricultura emitirão alertas para os agricultores e profissionais da área. Mai informações estão disponíveis para os agricultores nos escritórios municipais da Cidasc ou Epagri.