Obras anti-cheias dentro do cronograma.

Milton in Rsul Jan 014 1

Foto e informações: Homero Buzzi

No Alto Vale do Itajaí, o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina Milton Hobus, garantiu que as obras do sistema anti-cheias estão dentro do cronograma estabelecido.

Em relação ao radar meteorológico, Hobus afirmou que o equipamento foi avaliado por técnicos da Epagri/Ciram e da Secretária de Estado da Defesa Civil, em viagem com o governador Raimundo Colombo à fábrica, nos Estados Unidos. O Secretário disse também que os radares que hoje operam no Estado não avaliam o volume de água que as nuvens comportam, diferente do que será feito pelo primeiro radar meteorológico adquirido pelo Governo Catarinense.

O instrumento conta com software que fornece instantaneamente informações sobre o clima num raio de 400 quilômetros. Ou seja, 77% do território catarinense. A densidade das nuvens, risco de queda de granizo e temporais, poderão ser previstos com até duas horas de antecedência. A previsão inicial e que se mantém, é que o radar meteorológico seja instalado no mês de março.

Durante a visita à região, Hobus adiantou que ainda em janeiro serão agendadas audiências públicas para discutir investimentos em sete municípios. As construções de represas estão na pauta. Os locais das obras farão parte das audiências e os impactos ambientais também.

Foram destacados ainda, os projetos executivos das obras de drenagem e canais em Rio do Sul – com 8,5 Km, em Taió e em Timbó – ambos com 2,5 Km de extensão. Em Rio do Sul o orçamento beira os R$ 200 milhões. De acordo com o Secretário, os projetos e as obras de prevenção e contenção de desastres naturais, colocam a Defesa Civil de Santa Catarina em destaque no cenário nacional. “Não há dúvida de que continuaremos tendo chuvas, inclusive de granizo, estiagens e outros problemas climáticos em nosso Estado, mas tais obras amenizarão os desastres, existindo o consenso entre governo e população de que o sistema anti-cheias protegerá os cidadãos, à população, de sistemáticas catástrofes que sempre sofremos”, afirmou Hobus.

Na ocasião, o secretário ressaltou ainda a aquisição de 130 kits de transposição, que começam a ser instalados em 130 municípios catarinenses, com economia de tempo e de recursos. Em Rio do Sul os recursos destinados são da ordem de R$ 3,5 milhões para a reconstrução do bairro Jardim Alexandre – destruído numa enxurrada em 2013. As obras de Sobre as sobre-elevações das barragens Oeste –  em Taió, e Sul – em Ituporanga, continuam em ritmo surpreendente, melhor do que o planejado, destacou Hobus.

Para finalizar, o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus, lembrou dos investimentos feitos em municípios atingidos por temporais recentemente. Em Penha, no Litoral Norte, durante visita esta semana, a Secretaria garantiu o repasse de R$ 500 mil. O Governo do Estado também liberou recentemente R$ 3 milhões para obras com impacto local nos municípios, com juro zero e carência de 3 anos para pagar, e que servirão para obras de drenagem e pavimentação.