Ocorrências quarta-feira, 10 de janeiro 2018

WhatsApp Image 2018-01-10 at 19.08.32

Foto: Cleiton C. Ferrasso/ Ascom SDC

A chuva persistente em Santa Catarina já causou alguns danos no Estado, nesta quarta-feira, 10. Em Florianópolis, por exemplo, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou 120mm e provocou pontos de alagamentos na via pública. A Defesa Civil Municipal atendeu até o momento 15 ocorrências, sendo dez deslizamentos, três quedas de muros e duas quedas de árvores. Uma residência foi interditada. Três pessoas precisaram sair de casa provisoriamente. O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil municipal fizeram os atendimentos.

Já em São José, três casas foram interditadas e sete pessoas desalojadas. Houve ainda seis muros com risco de desabamento e um deslizamento de talude atingindo residência. Em São João Batista,  uma menina de 8 anos perdeu a vida após ser atingida por uma árvore. Outra de 13 anos teve ferimentos leves. Ela foi atendida pelos bombeiros e Samu. A Defesa Civil Municipal também foi acionada.

Conforme o relatório realizado pela Diretoria de Resposta aos Desastres das 17h desta quarta,10, sete municípios tiveram ocorrências devido a chuva. Houve registro em Imbituba, Lauro Müller – Serra do Rio do Rastro-, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista e Biguaçu. Dez pessoas ficaram desalojadas (saíram de casa provisoriamente), 34 afetadas e oito residências atingidas.  Uma criança morreu e outra ficou ferida em São João Batista. A Defesa Civil distribui 4 rolos de lona até o momento.

PREVISÃO

A previsão é de chuva persistente no litoral catarinense, especialmente entre Florianópolis a Laguna, até sexta-feira, 12. Nas últimas 24 horas já choveu 123 mm em Florianópolis. O sistema é influenciado por uma área alongada de baixa pressão no litoral.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL/SC

Alagamentos/inundações: Evite o contato com a água e não dirija em lugares alagados. Não transite em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Observe qualquer movimento de terra ou rochas próximos de sua residência, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Acompanhe as informações oficiais do governo, como o site da Epagri/Ciram e Defesa Civil SC. Também siga nas redes sociais como o Instagram, Twitter e Facebook os alertas publicados. Receba no seu celular os alertas por meio de mensagem de texto (SMS). Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.