Operação das barragens no Alto Vale minimizam efeitos das chuvas na Região

barragem ituporanga2

Foto: Fabiano Amaral – Pref. Ituporanga

Antes mesmo da previsão de chuva se confirmar no Estado, a Defesa Civil de Santa Catarina deu início, através da Diretoria de Prevenção, coordenada pelo diretor Fabiano de Souza a uma operação de monitoramento das bacias hidrográficas. Uma atenção especial foi destinada para o Vale do Itajaí que conta com três barragens de contenção de cheias. Duas passam por obras de sobrelevação, Taió e Ituporanga e que tem grande influência no Alto Vale do Itajaí.

De acordo com  Souza, o monitoramento dos rios não é só fundamental para os Alto Vale, mas para todas as bacias hidrográficas de Santa Catarina e possibilitar ações eficientes da Defesa Civil. “É graças ao monitoramento, aliado a previsão meteorológica com imagens de satélite, modelo matemático, curtíssimo prazo com o radar de Lontras, que possibilita emissão de alertas com antecedência e proporcionar que a população se prepare em tempo hábil,” disse.

O diretor destacou ainda que essas ações possibilitam também inicio da atuação das defesas civis locais. Conforme ele, a operação teve início na quinta-feira, 08, a barragem de Ituporanga estava com todas as cinco comportas abertas para ampliar a vazão da água que escoava pelo rio Itajaí do Sul. No caso de Taió, as comportas estavam fechadas por questão de segurança. Um dos motivos são as obras que as duas estruturas passam. “A decisão de começar fechar comportas se deu na sexta-feira, durante a noite quando a chuva precipitou no Vale, com volume que poderia causar danos em Rio do Sul e Rio do Oeste”, destacou.

Fabiano de Souza lembrou que o resultado dessa operação foi bem satisfatório. Ele salientou que alguns pontos das cotas de emergência em Rio do Sul foram afetados pelo transbordamento da calha do rio Itajaí Açu. “foi índice bem baixo. No entanto todo trabalho preventivo foi feito e algumas famílias foram levadas para abrigos públicos antes mesmo das águas se aproximarem desse pontos,” reforçou.

De acordo com a Defesa Civil de Rio do Sul, 43 famílias foram levadas para três abrigos. Isso representa cerca de 160 pessoas. Para Souza, a operação das barragens foi primordial para minimizar os efeitos das chuvas.  “Para que se faça essa operação é necessário análise das bacias, como volume de chuva, onde houve a precipitação, qual volume de reservatório, quando vem mais chuva e volume das próximas previsões.” Pontuou.

Segundo Souza é importante que se tenha consciência que uma operação como essa resulta em benefício não só para um município, mas para todos que estão vinculados a essa bacia, que começa no Alto Vale e só finaliza entre Itajaí e Navegantes no Litoral Norte.

O Secretário-Adjunto, Rodrigo Moratelli também destaca a eficiência do trabalho técnico da Defesa Civil de Santa Catarina. Moratelli lembrou ainda que os estudos hidrológicos do rio Itajaí, facilitam o conhecimento no comportamento da bacia. “Temos informações precisas da chuva que caiu e isso possibilita operar com mais confiança as barragens,” assegurou.

Moratelli destacou que a chuva foi mais intensa na calha sul, abaixo dos barramentos o que possibilitou uma subida rápida do rio. “Assim como sobe rápido, escoa rápido, principalmente próximo a descida do Salto Pilão, próximo ao município de Ibirama.” Falou.

Mesmo com esse resultado positivo, os profissionais da Gerência de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina continuam em regime de plantão devido a previsão de chuva para esse domingo, 11. O Cenário ainda é preocupante no Vale, já que qualquer chuva causa influência nos rios da Região. Mesmo assim, avisos, alertas são emitidos e atualizados no site da Defesa Civil SC e redes sociais.

Preocupado com o cenário que se instalou no Estado, o Secretário, Milton Hobus tem acompanhado de perto a situação. Essa semana esteve no Alto Vale pelo menos duas vezes verificando os serviços e aqui em Florianópolis traçando estratégias para minimizar efeitos das chuvas aos catarinenses. “A chuva deu uma trégua neste sábado, mas é importante acompanharmos cada informação fornecida pelos órgãos oficiais. Temos mantido atualizações constantes para ninguém seja surpreendido,” garantiu.

Hobus destacou ainda que os profissionais da Defesa Civil tem se empenhado para dar resposta rápida aos Catarinenses e isso tem ocorrido. “Equipes se revezam 24 horas por dia para que não haja falta de informação aos cidadãos,” ressaltou.

Situação das bacias :

No Alto Vale do Itajaí, o rio Itajaí Açu está em cota de emergência. O pico foi de 7.24 metros, às 4h.

Em Lages, na Serra, o rio que corta o município está fora da calha. Começa baixar lentamente.

No rio Uruguai, a situação é de emergência. Baixa lentamente.