Operação das barragens no Vale mantém cota do rio normal

 

WhatsApp Image 2017-11-14 at 09.03.55

Barragem Sul (Ituporanga). Foto: Diogo Lenzi

A Secretaria de Estado da Defesa Civil iniciou a operação das comportas barragens de Ituporanga e Taió, tendo a preocupação de manter o nível dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste dentro da cota de normalidade. De acordo com a análise climatológica e os índices pluviométricos, entre junho e setembro, a região do Vale do Itajaí registrou déficit de precipitação, com volumes totais abaixo das médias históricas. Outubro registrou-se chuvas mais regulares e melhor distribuídas, porém, os acumulados mantiveram-se, ainda, abaixo da média.

Diante do cenário que se desenhava, ainda em setembro/2017, com a possibilidade de ocorrência do fenômeno La Niña, com previsões mais críticas a partir de dezembro de 2017, a Secretaria de Estado da Defesa Civil buscou manter os níveis dos rios fora da cota de estiagem, porém no mínimo possível para não prejudicar o abastecimento da população. O objetivo foi a atuação pró-ativa e preventivamente.

image

Os gráficos abaixo apresentam como foi o comportamento dos níveis dos riosdesde o início da operação (18 de setembro). Verifica-se, a partir do dia 1º de Setembro (antes da operação) que não houve grande alteração nos níveis e, em nenhum momento, ficou abaixo da cota de normalidade (mesmo com o fechamento das comportas).

image001 1

image002 1

Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA)

Em Ituporanga, por exemplo, o trabalho ajudou a manter a captação de água para a região. Conforme o bioquímico da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), Tiago Meurer Cunha, a operação manteve a quantidade de água no limite normal do rio. “Não tivemos problema com a falta de água para o abastecimento para a população”, diz.

A Secretaria acompanha diariamente a situação hidrológica de toda a região e atuará de forma a atender, dentro do possível, a todos os segmentos da sociedade, dispensando especial atenção para as necessidades humanas.

Vistoria in loco

Na sexta-feira, 17, uma equipe da Defesa Civil esteve nas barragens conferindo se havia mau cheiro. Em Ituporanga, de acordo com o relatório preliminar, os índices de oxigênio dissolvido como o PH das águas presentes no reservatório das barragens foram considerados normais e, portanto, acima de qualquer limite crítico. Conforme os registros efetuados, não havia mau cheiro ou a presença de peixes mortos. A mesma situação foi constatada em Taió, com níveis do PH e oxigênio dentro da normalidade, em boas condições.

Utilidades das barragens

Visando atuar preventivamente no tocante ao risco de estiagem, a Defesa Civil vem operando as Barragens de Taió e de Ituporanga, porém mantendo a regulação de suas vazões. As barragens podem e DEVEM ser utilizadas para múltiplos usos, sendo os principais: contenção de cheias e reservação de água (para fins de abastecimento).

 

Previsão para os próximos dias

A previsão é de chuva abaixo da média climatológica para SC, no trimestre novembro-dezembro-janeiro. No entanto, novembro deve seguir o padrão de chuva frequente, observado em outubro, com totais próximos à média histórica.Em dezembro e janeiro a chuva começa a ocorrer de forma mais isolada, associada à convecção, com valores abaixo da média climatológica.