Operação de fiscalização de transporte de produto perigoso aborda mais de 150 veículos em Joinville

WhatsApp Image 2017-08-10 at 19.54.30

A secretaria de Estado da Defesa Civil realizou uma fiscalização preventiva de transporte de produtos perigosos em Joinville. A ação ocorreu na quarta (9) e quinta-feira (10), na via urbana do município. No total, 170 veículos foram abordados e 79 autuações foram emitidas.

A operação teve a participação da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Joinville, Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito (Detran), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), Polícia Militar Rodoviária, Inmetro, ANTT e Conselho Regional de Química. Cerca de 30 profissionais atuaram na fiscalização.

De acordo com a legislação sobre o transporte de cargas perigosas, são nove classes de produtos perigosos: 1 – explosivos, 2 – gases, 3 – líquidos inflamáveis, 4 – sólidos inflamáveis, 5 – matérias comburentes (oxidantes) e peróxidos orgânicos, 6 – matérias tóxicas e matérias infecciosas, 7 – matérias radioativas, 8 – matérias corrosivas, 9- substâncias perigosas diversas. Nessas 9 classes estão incluídos cerca de 3.500 produtos perigosos que podem causar danos à saúde e ao meio ambiente.

WhatsApp Image 2017-08-10 at 19.54.25